Notícias PROIFES

Aos Professores do IFSP – O direito de reunião é inquestionável!

A ADIFESP – Associação dos Docentes do Instituto Federal do Estado de São Paulo é uma entidade legalmente constituída, e que representa democraticamente os professores que a constituíram, vem a público, em especial aos professores do IFSP, comunicar que no próximo dia 13 de novembro, às 16h, no campus São Paulo realizará reunião para informar à categoria sobre as negociações que o PROIFES-Federação tem realizado, em favor dos professores da Carreira do EBTT.

O Sinasefe, entidade que se acha “proprietária” dos professores do EBTT e mais ainda de suas consciências, tentou a todo custo impedir esta reunião, inicialmente tentando constranger a ADIFESP, com uma esdrúxula exigência de participação, o que foi de pronto recusado, o que é reafirmado aqui – os professores todos estão convidados – mas esta entidade, que não reconhecemos como nossa representante, não!

Se o Sinasefe quer falar aos professores do IFSP, que promova uma reunião e os mobilize, mas não venha atrapalhar as reuniões para as quais não é chamada! Depois tentaram fazer com que a diretoria do Campus não autorizasse a ADIFESP a realizar essa reunião, inclusive com ameaças e mentiras, de que teria “impedido na justiça” a ADIFESP e o PROIFES a conversar com os professores, o que é descabido e sem fundamento.

O que ocorre é que o Sinasefe, que não trouxe nos últimos anos nenhum benefício aos professores do EBTT, foi à justiça, já que na política não representa mais ninguém, tentar impedir que o governo negocie com o PROIFES, ação que ainda levará anos para se consumar, e que certamente será derrotada, de tão absurda que é.

Reafirmamos a realização da reunião no dia 13/11, e que o Sinasefe NÃO ESTÁ CONVIDADO! Entendemos que o Sinasefe pode organizar um evento para discussão de qualquer tema com os professores, pois acreditamos na democracia, mas esperamos que os professores do IFSP possam se reunir sem serem importunados por nenhum grupo desordeiro, e possam, como já fazem os professores filiados da ADIFESP, tranquilamente se reunir, tomar suas decisões de forma democrática, e mais que isso, conhecer todos os fatos, para livremente tomar suas decisões.

O PROIFES e a ADIFESP, ao contrário do Sinasefe, não têm medo nenhum do contraditório e sabe que todos têm direito de resolver se querem participar ou não do evento, mas não abrimos mão do direito de reunião, de associação e de livre expressão que a Lei e a Constituição nos garante.

Para compreender porque o Sinasefe tenta impedir o PROIFES e a ADIFESP de se reunir com os professores, basta lembrar o passado.

Em 20/03/2008, o PROIFES assinou acordo que criou a Carreira do EBTT e tornou a carreira e os salários destes professores isonômicos aos dos professores das universidades. O Sinasefe assinou no dia 04/04/2008 o acordo do PROIFES sem mudar uma só vírgula, mostrando sua total falta de apoio para mudar uma carreira que diz rejeitar, mas que assinou sem contestar. E fez isso porque sabe que os professores estavam, e continuam estando, de acordo com a Carreira do EBTT.

Em 2011, o Sinasefe foi simplesmente ignorado pelo governo na negociação, sendo que a incorporação da GEDBT e o aumento salarial foi negociado e assinado pelo PROIFES e pela Andes.

E agora, em 2012, sempre com participação da ADIFESP, o PROIFES negociou e assinou o melhor acordo de todos os servidores, com reajustes mais que o dobro das demais categorias, com 13% de reajuste mínimo para este ano, e o Sinasefe assinou apenas o acordo que a Fasubra negociou para os técnicos, com aumento de apenas 5% para este ano. E mais que isso, foi criado o RSC, para valorizar os professores menos titulados, e o Sinasefe, como sempre, de fora do processo pediu, de maneira subalterna, para participar do Conselho Permanente do RSC, (que não participa, por não ter assinado o acordo da regulamentação das progressões na Carreira do EBTT e da promoção a Titular, outra conquista do PROIFES para os professores do EBTT), o que foi de pronto aceito pelo PROIFES, que não tem medo do contraditório e é a favor da liberdade e da pluralidade de ideias.

Professores do IFSP e do EBTT de todo o país, não podemos aceitar provocações e aceitar o obscurantismo e a volta ao tempo que os trabalhadores não podiam se reunir, e não podiam pensar. Compareçam na reunião do dia 13/11, às 16h para participar de nosso evento, ser informados e influir de forma efetiva na construção da Carreira do EBTT e do RSC. Não temos nada a esconder, o PROIFES e a ADIFESP são entidades sérias, livres, sem vinculações partidárias e que respeitam as leis e a democracia, e não recuaremos um só milímetro no direito democrático que temos.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu