Notícias PROIFES

António Nóvoa abre as atividades do Conselho Deliberativo do PROIFES em 2014

O PROIFES-Federação realizará em 28 de março sua primeira reunião ordinária de 2014 e contará com a presença do professor António Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, para uma conferência sobre autonomia das universidades. O tema é um dos assuntos prioritários da agenda do PROIFES em 2014 e foi desencadeado por decisão do 9º encontro nacional da entidade, realizado em 2013, em João Pessoa (PB).

Além da autonomia estarão em discussão a proposta de adequações da carreira docente para os anos de 2016, 2017 e 2018, que está em debate desde a realização do 9º encontro. Temas como o adiamento da CONAE, o congresso em abril com as entidades do ensino superior da América Latina e Caribe, a ser realizado em Porto Alegre, e o plebiscito sobre a reforma política serão abordados pelos presentes.

O Conselho Deliberativo da Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Federação), é formado pelos membros da diretoria executiva e pelos professores indicados pelos sindicatos filiados a federação, na proporção de um professor a cada mil associados, além dos presidentes dos sindicatos filiados, e é a instância máxima de deliberação da Federação, funcionando como assembleia geral.

António Nóvoa

O professor António Nóvoa, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris – Sorbonne. Nóvoa é ex-Reitor da Universidade de Lisboa, autor de diversos livros e trabalhos científicos sobre temáticas relativas à profissão docente, à história da educação e à educação comparada.

Antes de concluir o seu reitorado na Universidade de Lisboa, Nova conduziu o processo de fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa, duas das mais importantes universidades portuguesas, que mantém intenso intercâmbio com universidades brasileiras.

O professor da UnB, Remi Castioni , também diretor de Políticas Educacionais da Federação, formulou convite ao professor Nóvoa que aceitou prontamente. Remi destaca que Nóvoa é um grande parceiro do movimento docente em nível mundial. O professor Nóvoa é constantemente convidado para as atividades da Federação Nacional dos Professores – FENPROF, de Portugal, da qual o PROIFES mantém relações de cooperação, além de ambas as federações serem filiadas a Internacional de Educação (IE).

A IE é a maior federação de sindicados do mundo, e conta com 30 milhões de trabalhadores e trabalhadoras da educação. São mais de 400 entidades organizadas em 170 países.

O professor Nóvoa está no Brasil para a realização de pesquisas e estudos sobre o futuro das universidades e sua participação no Conselho Deliberativo do PROIFES será as 9h do dia 28 de março.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu