Notícias PROIFES

ADURN-Sindicato realiza posse do Conselho de Representantes para o biênio 2021/2023

Em uma cerimônia remota, o ADURN-Sindicato empossou, na tarde de ontem (11), os novos membros do Conselho de Representantes (CR) da entidade para o biênio 2021/2023. O processo eleitoral ocorreu nos dias 3 e 4 de março e contou com 234 votos e 19 chapas homologadas pela comissão que conduziu o pleito.

O Conselho de Representantes é a segunda instância deliberativa do ADURN-Sindicato e busca, dentre os sindicalizados, representantes que discutam e deliberem sobre questões pertinentes ao movimento docente, seja no âmbito local ou nacional, bem como sobre encaminhamentos a serem dados pelo Sindicato às questões a ele trazidas por seus constituintes.

O presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, presidiu a cerimônia e enfatizou a importância de a entidade poder contar com um conselho que, desde o primeiro momento, se mostrou empenhado em seguir lutando pelas demandas da classe docente. “Foi com alegria que recebi e empossei os nossos novos representantes, observando o quanto há de diversidade no grupo e, ainda assim, o quanto esses professores estão alinhados em seus objetivos e às pautas do nosso Sindicato”, ressaltou o dirigente.

Durante o evento, algumas questões urgentes foram abordadas pelos docentes que ali estavam. A professora Lygia Melo, da Escola de Saúde da UFRN, enfatizou a necessidade de o Sindicato e os membros do Conselho de Representantes seguirem atentos e na luta pelo acesso prioritário à vacina. De acordo com Melo “a nossa categoria está sendo pressionada no sentido da retomada dos trabalhos práticos, em laboratórios, por exemplo; ou mesmo cobrados quanto ao retorno à sala de aula, e isso só será possível se, desde agora, formos pensados como prioridade na aplicação da vacina contra Covid19”.

Já a professora Jacira de Sousa, do Departamento de Bioquímica, se somou à reivindicação de outros docentes quando destacou a situação preocupante em que se encontram professores e discentes das universidades públicas que, de uma forma geral, estão tendo que lidar com a falta de estrutura tecnológica, o desgaste físico e emocional pela longa exposição às telas e pela sobrecarga de atividades. “A sensação é de que estamos desamparados, adoecidos – também psicologicamente -, e precisamos, juntos, cobrar um posicionamentos mais firme e assertivo por parte da UFRN”, disse a docente.

O professor aposentado Willington Germano denunciou em sua fala as ameaças que a universidade pública e seus funcionários vêm sofrendo nos últimos tempos, ressaltando o momento difícil que o ADURN-Sindicato tem enfrentado e a necessidade de forte atuação do Conselho de Representantes. “Nós estamos aqui para contribuir com o desenvolvimento da sociedade civil, resistir ao obscurantismo desse país, ao autoritarismo e à barbárie. Precisamos nos apegar às pequenas coisas que nos trazem esperança neste momento de medo que estamos vivendo, porque, como disse Boaventura de Souza Santos em seu último livro – da Pandemia à Utopia –, ‘sem esperança, desistimos’, e nós não estamos desistindo!”, afirmou o professor.

Abaixo, a lista de professores empossados e seus respectivos departamentos:

Departamento de Bioquímica      

Titular: Jacira Maria Andrade de Sousa

Departamento de Computação e Tecnologia – Ceres

Titular: Humberto Rabelo

Suplente: Almir Miranda Ferreira

Departamento de Economia        

Titular: Thales Augusto Medeiros Penha

Suplente: Valdênia Apolinário

Departamento de Educação – Ceres     

Titular: Alessandro Augusto de Barros Facanha

Departamento de Filosofia       

Titular: Cinara Maria Leite Nahra

Departamento de Geografia – Ceres   

Titular: Rebecca Luna Lucena

Departamento de História – Ceres

Titular: Paula Rejane Fernandes

Suplente: Jailma Maria de Lima

Departamento de Odontologia    

Titular: Maria Ângela Fernandes Ferreira

Suplente: Patrícia dos Santos Calderon

Departamento de Saúde Coletiva   

Titular: Lavínia Uchoa Azevedo de Araújo

Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – Ceres    

Titular: Luís Gonzaga Vieira Filho

Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação  

Titular: Érika dos Reis Gusmão Andrade

Suplente: Adir Luiz Ferreira

Escola Agrícola de Jundiaí

Titular: Olga Carla Espínola da Hora e Souza

Suplente: Severino Paulo Gomes Neto

Escola de Música – UAEM

Titular: Joao Paulo De Araújo

Escola de Saúde da UFRN        

Titular: Lygia Maria de Figueiredo Melo

Suplente: Marize Barros de Souza

Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi    

Titular: Sergio Eduardo Lima Prudente

Suplente: Dimitri Taurino Guedes

Instituto do Cérebro      

Titular: Diego Andres Laplagne

Instituto Humanitas de Estudos Integrados  

Titular: Douglas Araújo

Suplente: Thiago Chellappa

Aposentado 

Titular: Ronaldo Ferreira de Lima

Suplente: Márvio Francisco Augusto de Medeiros

Aposentado 

Titular: Jose Willington Germano

Suplente: Eimar José Carneiro Marinho

Fonte: ADURN-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu