Notícias PROIFES

ADURN-Sindicato, 36 anos de princípios, lutas e avanços democráticos

Fonte ADURN-Sindicato

O ADURN-Sindicato chega aos seus trinta e seis anos com energia revigorada. Fundada no contexto da transição democrática brasileira, sua história está atrelada ao amplo processo de reconstrução da sociedade civil vivenciada naquele período histórico.

Como entidade sindical, que tem como um dos pilares essenciais a luta política, atravessou momentos fundamentais na história recente do nosso país. A redemocratização; a volta dos direitos dos trabalhadores, sob a forma de possibilidade de sindicalização do funcionalismo público; a luta pela universidade pública e gratuita, o enfrentamento às políticas neoliberais na década de 90, e o sucateamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Viveu e vivenciou conjunturas difíceis desde um processo inflacionário galopante, até o desmonte da estrutura estatal brasileira.

No cenário político do Rio Grande do Norte, a entidade participou ativamente das principais lutas pela conquista do Estado Democrático de Direito; a campanha pela Anistia; das Diretas Já; Fora Collor entre outras tantas. Em relação à UFRN, a ADURN contribuiu significativamente para sua democratização e consolidação como uma universidade de pública, gratuita e de qualidade.

Neste momento, do seu trigésimo sexto aniversário, o ADURN-Sindicato espelha-se no seu passado e pautado por uma nova relação política-sindical reafirma a disposição para enfrentar os novos desafios, entre eles a luta, na atual conjuntura, em Defesa da Democracia.

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu