AGÊNCIA PROIFES

ADUFRGS recebe UNE e UEE-RS para articular ações para o segundo semestre

Notícias PROIFES

ADUFRGS recebe UNE e UEE-RS para articular ações para o segundo semestre

O diretor da Adufrgs-Sindical, Eduardo Rolim, recebeu nesta terça-feira, 17, Thayna Maronesi da UNE Sul (União Nacional dos Estudantes) e Filipe Eich da UEE-RS (União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul) para articular uma agenda conjunta para o próximo período.

Os representantes das entidades estudantis convidaram a Adufrgs para realizar uma atividade sobre os 100 anos da Reforma de Córdoba durante a UNE Volante, que será realizada no dia 21 de agosto no campus Centro da UFRGS.

A ideia a partir desta ação é estreitar as relações entre as representações de estudantes e docentes e fechar uma agenda comum de lutas. “Nossa pauta até a eleição é a revogação da emenda constitucional 95. Queremos um parlamento comprometido com isso. A pressão dos estudantes junto conosco é fundamental”, avalia Rolim. “Estamos articulando estudantes de todo o estado, nas universidades e institutos federais, para fechar uma pauta estudantil que dialogue com este difícil momento político”, ressalta Thayná.

A Adufrgs está preparando uma plataforma eleitoral com a pauta dos docentes para apresentá-lo a candidatos do próximo pleito. O documento deve ser aprovado em Assembleia marcada para o dia 2 de agosto, às 17h, na sede do sindicato. O foco central é a defesa da educação pública e a valorização do professor.

Nesta mesma linha, a UNE vai fechar uma plataforma de lutas, que inclui a revogação da EC 95 e a defesa da universidade, durante a realização do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), entre os dias 20 e 22 de julho. “O Coneg deste ano vai definir uma plataforma nacional para trabalharmos também nos estados. Vamos defender a universidade”, apontou Filipe, que no final de junho foi eleito presidente da UEE-RS no processo que marcou a reorganização da entidade fundada em 1939.

O Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) é um fórum deliberativo organizado anualmente pela UNE que reúne representantes de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), federações e executivas de cursos de todo o Brasil. Este ano, o Coneg vai aprovar a plataforma política que os estudantes irão apresentar para a eleição com reivindicações dos jovens. Este ano, a 66ª edição do encontro será em São Paulo, com o tema Educação, Liberdade e Democracia”.

Veja mais detalhes aqui.

Fonte: ADUFRGS-Sindical

 

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu