Notícias PROIFES

ADUFRGS presta homenagem aos professores e professoras com live emocionante

A ADUFRGS-Sindical promoveu, na última sexta-feira, 4 de dezembro, uma live musical e solidária em homenagem aos professores e professoras. A abertura contou com o Coral da ADUFRGS com uma canção natalina e seguiu com um show emocionante de Totonho Velleroy e banda. O evento arrecadou doações para a Casa Madre Ana, que auxilia pacientes de câncer e outras doenças graves em tratamento na Santa Casa de Misericórdia.

 

Na abertura do evento, o Coral cantou a música natalina “Linda Noite”, original da Ilha da Madeira, em Portugal. Na sequência, a diretoria da ADUFRGS e a coordenação do Conselho de Representantes em uma performance coletiva fizeram a leitura da letra da música Sinal dos Tempos, de autoria de Totonho Villeroy, um alento aos professores e professoras que tanto se dedicaram ao enfrentamento da pandemia e às mudanças na rotina de aulas ao longo desses nove meses de pandemia.

“É preciso fazer uma canção, um trato, uma entrega, uma doação. É preciso a chuva escura, a noite, a solidão. É preciso tudo agora: um dissabor, uma vitória, uma confissão, a voz de um instrumento e a tua mão, que nos faça acordar. Sim! Meias palavras não bastam. É preciso acordar! É preciso mergulhar mais que mil pés, onde Netuno traça o rumo das marés. É preciso acertar a direção dos pés, quando os velhos caminhos se esgotam. E os tempos não voltam, não voltam. É preciso alcançar outra estação. Mesmo com sono, mesmo cansado, solto como um cão, é preciso o sol e a rua, a tarde, a multidão. É preciso atravessar lá fora, um corredor, um rio da história, uma revolução. O caos de uma palavra nova, um sim e um não. Que nos faça acordar. Sim, meias palavras não bastam. É preciso acordar. É preciso mergulhar”, dizem os versos de Totonho Villeroy.

O músico e compositor apresentou seus sucessos, entre eles as músicas do premiado álbum Samboleria, lançado em 2014, vencedor de quatro prêmios Açorianos e outras músicas em parcerias com grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Maria Gadú, Ana Carolina e Moraes Moreira, entre outros. Totonho Villeroy e seus companheiros de banda – Gastão Villeroy (baixista) e Marquinhos Cee (bateria) – ainda homenagearam os professores especialmente com a Canção da Magnólia, que fala sobre a natureza, inspirada nos seus conhecimentos de Agronomia.

“É uma honra fazer esse show para a ADUFRGS e de ficar junto com uma entidade tão importante em um momento em que há tanto ataque às universidades públicas. Fico feliz de poder colaborar de alguma forma, de estar junto com esse pessoal que está trabalhando em prol do ensino público para todos os brasileiros”, disse Villeroy, que estudou Agronomia da UFRGS.

 

A live estimulou as doações para a Casa Madre Ana, que apoia crianças de outros municípios e estados que precisam se deslocar para internamento na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. O presidente do Conselho Provedor da entidade, Dr. Fernando Lucchese, falou sobre o projeto. “Desde seu início, a Casa vem sendo autossustentável, porém há enorme preocupação nestes tempos de pandemia. A gratidão das crianças e dos pais que tiveram seu tratamento viabilizado é uma grande motivação para continuarmos”, afirmou o médico.

O presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, encerrou a homenagem, que teve como símbolo a ave fênix, famosa pelo mito do seu renascer das cinzas, assim como os professores, que precisaram se reinventar este ano. Leia a mensagem:

“Estamos encerrando 2020, sem dúvida nenhuma um dos mais difíceis anos que nós já tivemos em nossas vidas. Fomos assolados por uma pandemia, que trouxe dor, que trouxe morte, que trouxe muito sofrimento. Mas também esse 2020 será lembrado – talvez isso seja o mais importante – como o ano onde nós, professores, servidores públicos, marcamos a nossa presença pela solidariedade, pela dedicação, pelo compromisso, pela luta pela justiça social, pela resistência, pela disposição em fazer avançar. Esses somos nós, servidores públicos e professores. Estivemos na linha de frente na busca da vacina, de medicamentos, do desenvolvimento de equipamentos de suporte à vida. Estivemos juntos neste ano, dando condições para que nossos alunos, mesmo em condições remotas e precárias, acessassem o conhecimento. Tivemos esse compromisso social. Isso só é possível porque somos servidores públicos, porque existe um serviço público atuando neste país, o qual temos que lutar para preservar.  Enfrentamos as mais diferentes propagandas contra o serviço público, mas estamos conseguindo superar. É o nosso compromisso. A ADUFRGS Sindical, toda essa nossa diretoria, tem muito orgulho de estar representando uma equipe, um grupo tão comprometido, tão forte, como somos nós, professores e professoras da UFRGS, da UFCSPA, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, e o Instituto Federal Sul Riograndense, a nossa base sindical. Mas a nossa homenagem se estende a todos os professores do estado do RS e do Brasil, porque todos fomos comprometidos com essa luta. Estamos entrando em 2021 e temos muita clareza que este ano será muito melhor porque estamos construindo a base do novo mundo. E saberemos superar todas essas dificuldades. A ADUFRGS Sindical, a sua diretoria, deseja a todos nós, a todos os professores, a todas as professoras, um excelente fim de ano e um maravilhoso 2021. Vamos juntos porque juntos seremos sim muito mais fortes”.

Audiência

Até o fechamento desta matéria, a live havia alcançado 497 visualizações. Veja alguns comentários de associados e associadas da ADUFRGS durante o evento online:

Um abraço aos colegas da Direção da ADUFRGS! Feliz com a homenagem!
Inês Martina Lersch

Muito bom! Parabens a Adufrgs pela promoção!!
Julio Baldisserotto

Maravilha!
Jane Tutikian

Bela e merecida homenagem. Agradecida.
Marilene Schmarczek

Boa noite. ótima iniciativa.
Eloá Rossoni

Lindíssima homenagem especial aos professores!!! Obrigada.
Márcia Cançado

Parabéns pela apresentação e homenagem!
Jorge Mariath

A boa música nos faz melhores porque nos faz mais sensíveis! Estamos de parabéns!
Dinora Moraes

Nosso alimento para a alma. Música de ótima qualidade.
Denise Bueno

Que maravilha. É um refresco pra alma.
Julio Cesar Dillenburg

Amigos queridos que bom estarmos juntos nesse momento virtual lindo e alegre!!!Amei estar aqui com todos!!!
Helena Becker Issi hissi

Assista à live na íntegra:

Fonte: Portal Adverso

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu