AGÊNCIA PROIFES

ADUFRGS participa de reunião com deputada que lidera Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Notícias PROIFES

ADUFRGS participa de reunião com deputada que lidera Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Entre outros assuntos, Margarida Salomão (PT-MG) falou sobre o projeto Future-se.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26, a ADUFRGS-Sindical participou de uma reunião com a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O encontro aconteceu no gabinete do reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. A deputada mineira falou sobre o futuro da Universidade e as diferentes investidas do governo federal contra as Instituições Federais de Ensino.

Na qualidade de ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ex-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), entre 1998 e 2006, Margarida Salomão destacou que é insustentável que fundos de investimentos possam financiar as universidades, conforme prevê o projeto Future-Se. “Como você vai sustentar um investimento que requer permanência? Não dá pra negociar o orçamento das universidades brasileiras em bolsa de valores”, questionou. O reitor da UFRGS aproveitou a oportunidade no encontro para entregar à parlamentar a moção de repúdio da Universidade ao Future-Se, retirada na última sexta-feira, dia 23, em sessão do Conselho Universitário – Consun.

Para o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, é urgente que sejam criadas alternativas de pressão ao governo para que os recursos contingenciados sejam liberados imediatamente.  “A continuação do trabalho da universidade e institutos federais está em risco. Precisamos que o financiamento das universidades seja restabelecido. Essa é a nossa expectativa”, afirma. Além do professor Lúcio Vieira, esteve presente na reunião o vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, a deputada estadual Sofia Cavedon, pró-reitores e membros de outras entidades.

Fonte: Portal Adverso

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu