AGÊNCIA PROIFES

ADUFG prestigia abertura do 15º Conpeex

Notícias PROIFES

ADUFG prestigia abertura do 15º Conpeex

O ADUFG-Sindicato participou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de outubro, da abertura do 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. A solenidade, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, foi marcada pela presença de membros da reitoria e pró-reitorias da universidade, além de representantes de outras instituições de ensino parceiras. O evento é realizado anualmente pela unidade e tem como objetivo aproximar e fortalecer as relações entre as instituições de ensino superior (IES) e promover a troca de saberes e experiências entre estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa.

Nesta edição do evento a temática central será “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que coincide com a da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A questão está relacionada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pelas Nações Unidas em 2015. Outra novidade do Conpeex este ano é que o evento será aberto para participação da comunidade não acadêmica.

O professor Edward Madureira Brasil, reitor da UFG na gestão 2018-2021, ressaltou a sua satisfação pessoal em promover a abertura do evento na data alusiva do Dia do Professor. Segundo ele, o sucesso do Conpeex se deve à dedicação de reitores antecessores a essa gestão, além do envolvimento das pro-reitorias e parceiros da UFG. “É maravilhoso estar em uma instituição onde os projetos têm sequência, as políticas e propostas têm começo e as boas ideias não têm fim”, comemorou o reitor.

Madureira falou, ainda, sobre um novo projeto que está sendo desenvolvido juntamente com o SEBRAE. O reitor contou ao público presente sobre a implantação de sete laboratórios, sendo quatro em Goiânia e os demais em Jataí, Goiás e Catalão, cujo foco será o empreendedorismo. “O SEBRAE tem sido um grande parceiro das universidades, e o nosso objetivo é trabalhar a inovação e a criatividade dos nossos estudantes. Além disso, fizemos uma homenagem ao nosso Cerrado, porque os nomes desses laboratórios serão de Ipês”, revelou.

O diretor presidente do ADUFG-Sindicato, Flávio Alves da Silva, compôs a mesa diretiva do evento e falou da importância do Conpeex sob a ótica dos docentes. Em entrevista à Rádio Universitária, ele comentou que a iniciativa é uma ótima oportunidade para os professores, técnicos e alunos mostrarem para toda a comunidade acadêmica as suas pesquisas e trabalhos científicos. “É claro que o momento atual, sobretudo para pesquisa, está muito complicado, já que sofremos uma retirada de 70% do investimento. Esse congelamento nos recursos está prejudicando muito as instituições públicas de ensino, de modo geral.”

Silva elogiou, ainda, a abertura do Conpeex para a comunidade em geral. Segundo o presidente do ADUFG-Sindicato, a universidade é pública e todos os cidadãos têm o direito de acesso. “A ciência é de extrema importância, até mesmo para redução das desigualdades sociais. Hoje vivemos um momento de baixo investimento em educação em todo o país, por isso louvo muito a iniciativa do professor Edward Madureira em abrir esse espaço para a comunidade”, completou.

 

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu