Notícias PROIFES

Adufg agora é sindicato local

Com aprovação ampla da maioria, a desfiliação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Andes-SN, foi confirmada na Assembleia Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 17/03, no Auditório da Biblioteca Central do Câmpus II. Com 537 votos a favor, dois votos contra e uma abstenção, os professores decidiram pela desfiliação definitiva da Adufg do Andes-SN.
Com a principal pauta aprovada, a assembleia também apresentou as propostas de permitir as mudanças necessárias para retirar nome do Andes-SN do regimento da entidade e a de incluir no regimento atual uma cláusula que autoriza a criação do novo sindicato sem a necessidade de quórum qualificado. As propostas foram aprovadas pela maioria dos professores presentes na assembleia.
Às 17 horas teve início a Assembleia de criação do Adufg Sindicato. Nesse segundo momento, os professores aprovaram a transformação da Associação dos Docentes da UFG em Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado de Goiás, referendaram o estatuto da nova entidade com ressalvas de revisão em alguns artigos, autorizaram as providências para registro de oficialização do novo sindicato junto aos órgãos competentes e ao Ministério do Trabalho e elegeram a atual diretoria como Diretoria Provisória do Adufg Sindicato até o mês de maio, quando serão realizadas as próximas eleições.
A Diretoria do Adufg Sindicato ainda propôs, como último ponto de pauta, a redução da contribuição sindical de 1% para 0,8%. O assunto gerou discussão e provocou manifestações de alguns professores presentes que não concordaram com a proposta da redução. Preocupados com a receita da entidade, com investimentos em obras futuras, como a ampliação do espaço do Quintart, e com a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela entidade, os docentes demonstraram apoio a atual Diretoria, não aprovando a redução da contribuição. “Ficamos envaidecidos e surpresos com a decisão dos presentes, é um reconhecimento que estamos gerindo bem os recursos dos professores”, declarou o presidente Fernando Pereira ao constatar que a última proposta da assembleia tinha sido derrotada também pela maioria dos votos.

O dia 17 de março foi histórico para a entidade e, em especial, para alguns docentes que estavam na assembleia desta quinta-feira como os professores Fernando Luiz Kratz, Carlso Alberto Tanezini e Peter Fisher.  Os três docentes fizeram parte da criação da Adufg há mais de quarenta anos e não deixaram de expressar emoção com as mudanças atuais. “Hoje estou muito feliz, porque participei da filiação da Andes que nos decepcionou e hoje participo da criação de um novo sindicato, foram 43 anos bem vividos. Nós que fizemos a Adufg num tempo de perigo, quando fazer sindicato podia dar cadeia, hoje repudiamos a Andes porque fomos traídos. Se conseguirmos fazer uma representação realmente democrática já terá valido a pena”, concluiu o professor Peter Fisher sob muitos aplausos dos presentes.
A criação do Adufg sindicato nesta quinta-feira coincidiu com a data de aprovação do registro do Sindicato dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre- ADUFRGS-SINDICAL, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para ouvir depoimentos dos professores Peter Fisher e Ivan Torres Nicolau de Campos durante a Assembleia Extraordinária, cliquem nos links: http://www.adufg.org.br/midias/_M_G6_2884.mp3
http://www.adufg.org.br/midias/_M_G6_2885.mp3

Fonte: Adulfg

Notícias Relacionadas

Agência Proifes

Menu