PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

Docentes da UAC/UFSCAR integram delegação da ADUFSCAR no 2° Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES

Publicado em : 03/02/2020

A Educação Básica nas IFES é o tema central do 2º Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES - Federação, evento que ocorrerá na cidade de Natal (RN), numa organização conjunta do PROIFES e da ADURN - Sindicato.

Estudiosos, docentes e especialistas apresentarão e discutirão um lote diversificado de temas, como, por exemplo, a reforma da previdência e seus impactos para os docentes da educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, claro, muitos outros assuntos que impactam diretamente os profissionais do ensino básico, técnico e tecnológico.


Seis docentes da Unidade de Atendimento à Criança / Unidade de Educação Infantil (UAC/UFSCar) integram a delegação da ADUFSCar que irá estar presente nesse 2º Encontro, que se realiza nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, sendo que a expectativa é grande quanto à discussão dos temas.

A professora Claudia Fragelli, enfatiza o fato do PROIFES e da ADUFSCar valorizarem a educação infantil, principalmente no âmbito da UFSCar. “Somos um número mínimo de professores e é extremamente importante a ADUFSCar estar valorizando o Encontro e a nossa participação. É bastante importante que todas as instituições se reúnam, no sentido de se fortalecerem, e estes encontros são fundamentais”.

Para a professora Priscila Azevedo, o 2º Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES é fundamental para se discutir a educação básica nas IFES. “A EBTT é uma carreira extraordinariamente importante dentro das universidades, visto que nós também integramos os três pilares da universidade. Este evento é fundamental para que possamos trocar experiências, discutirmos a educação atual, o currículo, bem como compartilhar práticas pedagógicas e nos fortalecer enquanto categoria”, sublinha Priscila.

Por sua vez, a professora Thaís Madeira sublinhou a ação do governo e quanto as questões do ensino básico são peculiares em relação a outras carreiras das IFES. “Este governo vem fazendo vários ataques à educação, sendo que a educação básica precisa ser discutida nesse âmbito. Estão faltando muitas coisas, sendo que na UFSCar é necessário, entre outras coisas, aumentar o número de professores. Temos uma carga horária bastante pesada de ensino (24h30), que é diferente do ensino superior, além de termos que fazer pesquisa e extensão. Contudo, além desse período inviabilizar a pesquisa e extensão, temos a agravante de não termos estrutura física e equipamentos suficientes para trabalhar. Como cobrar pesquisa e extensão nessas condições? Este evento teve que ser realizado durante nosso período de férias, pois de outra forma não poderíamos participar. Tudo isto precisa ser analisado e debatido”, conclui Thaís.

Para a vice-presidente da ADURN - Sindicato, Gilka Pimemntel, "O fato deste ser o segundo encontro nacional demonstra que o PROIFES tem uma real preocupação não só com o ensino superior, mas também com a educação básica, principalmente com as unidades e escolas de aplicação que estão dentro das universidades, que são os lugares de formação de professores. São 17 escolas de aplicação, 10 unidades de educação infantil e 24 escolas vinculadas à universidades, todas fazem parte da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo  mais de 35 mil alunos e formando centenas de docentes em todo o país”.

Confira abaixo a programação do evento:

Fonte: Ascom ADUFSCar-Sindicato




IFRS obtém a primeira patente

IFRS obtém a primeira patente

 04/08/2020

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com o professor Juliano Cantarelli Toniolo (IFRS Campus Caxias do Sul) sobre a Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. O projeto, resultado da pesquisa [...]














GO!Sites