PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

ADUFRGS-Sindical participa de frente gaúcha que luta contra a Reforma da Previdência

Publicado em : 12/03/2019

Frente definiu ações a serem realizadas em defesa da Previdência Social.

A ADUFRGS-Sindical participou, na manhã desta segunda-feira, dia 11, da reunião da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social, na sede administrativa do Sindifisco-RS, no centro de Porto Alegre. O encontro tratou da articulação de oposição à reforma da Previdência e também organizou o ato de lançamento da Frente, marcado para sexta, dia 15, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Na reunião, os participantes da Frente definiram os eixos da campanha de mídia que será lançada em breve. Dois pontos serão destacados: o significado da desconstitucionalização da Previdência Social e o impacto que terá a capitalização individual pretendida pelo governo federal. Outra ação será um trabalho de campo, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população sobre o impacto da Reforma na vida dos trabalhadores.

Também foi sistematizado um calendário de lutas, agregando eventos organizados pelas entidades que integram a Frente. Dois destes eventos serão organizados pela ADUFRGS-Sindical, no mês de março: uma delas no Dia de Mobilização e Luta contra a Reforma da Previdência, marcado para 22 de março, e outra, no dia 29, sobre o sistema de capitalização individual do Chile, que gerou pobreza e miséria entre os idosos chilenos. Os detalhes destes eventos serão divulgados esta semana. 

Ficou acertado, na reunião, que a Frente irá fazer uma aproximação política com a bancada gaúcha no Congresso Nacional, com o objetivo de articular, de forma integrada, todo o movimento contra a Reforma. O assessor de estudos socioeconômicos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Vilson Romero, destacou que a unidade do movimento é fundamental para conseguir barrar os retrocessos na aposentadoria dos brasileiros. “Sem unidade, seremos atropelados por esse governo neoliberal que, definitivamente, quer decretar o fim da Previdência Social.”

O diretor da ADUFRGS, Eduardo Rolim de Oliveira, alertou que é muito importante explicar à população o que está por trás do Sistema de Capitalização individual e da desconstitucionalização da previdência pública. “O objetivo da reforma é fazer com o que os trabalhadores do serviço público e privado trabalhem um tempo que eles não irão conseguir. Especialmente a população brasileira mais pobre não conseguirá contribuir durante 40 anos para ter 100% da média”, diz.

Além da ADUFRGS, dezenas de entidades representativas de trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada participam da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social, entre elas a Anfip, Sindifisco/RS, Ajuris, Sindispge/RS, CGTB/RS, Unacon, Apmpa, Agafisp, Abojeris, Sintergs, Sindisprev/RS, CMB, ASJ/RS, Afisvec, Agacor, entre outras.

Atividades da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social

15 de março – Audiência Pública no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, sobre a Reforma da Previdência, com a seguinte programação:

9h até 10h30 – Debates sobre Conjuntura Socioeconômica, Seguridade Social, Capitalização e a PEC 6/19

10h30 às 12h – Tribuna Livre Parlamentares, representações sindicais e associativas e movimentos sociais

12h – Deliberação – Carta de Porto Alegre – Reforma da Previdência

19 de março – Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência – Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa – Senado Federal – Transmissão ao vivo pela TV Senado – Brasília (DF). Horário: 9h

20 de março – Lançamento da Frente Nacional – Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília (DF). Horário: 9h

21 de março – Seminário – Ceape/TCE – Auditório do TCE – Porto Alegre (RS)

22 de março – Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência

26 de março – Início do trabalho de rua com orientação à população sobre os efeitos da Reforma – Esquina da Rua dos Andradas com Av. Borges de Medeiros – Esquina Democrática – Porto Alegre (RS)

27 de março – Debate sobre Previdência e Capitalização – Sede da Adufrgs – Porto Alegre (RS)

30 de março – Seminário sobre a Reforma – Promoção do Fórum em Defesa da Previdência – Plenário Ana Terra – Câmara Municipal – Porto Alegre (RS)

Fonte: Portal Adverso


17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

 17/05/2019

Hoje, 17 de maio, o mundo lembra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Esse foi um momento [...]









15 de maio I Greve Geral da Educação

15 de maio I Greve Geral da Educação

 14/05/2019

No dia 15 de maio educadores e educadoras de todo o país estarão nas ruas contra a Reforma da Previdência e para denunciar os cortes que atingem o orçamento da educação básica e superior. Em Salvador, a comunidade UFBA realiza uma [...]








GO!Sites