PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

ADUFRGS: O que os reitores das universidades gaúchas pensam sobre o Future-se?

Publicado em : 19/08/2019

Projeto do governo federal permite que a gestão das universidades seja feita através de Organizações Sociais, colocando em risco a autonomia das instituições públicas.

No dia 13 de agosto, a ADUFRGS realizou um painel na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre sobre o futuro das universidades e institutos federais para debater sobre o programa do governo Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação.

O projeto, que prevê mudanças nas regras sobre financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior do país, ainda não foi enviado ao Congresso Nacional. Uma das alterações flexibiliza a gestão das instituições, abrindo espaço para contratos com organizações sociais, além de aplicação de indicadores de desempenho, com foco em produtividade de pesquisa e ensino. 

O programa ainda não tem redação final do Ministério da Educação (MEC) e está sendo submetido a uma consulta pública. Confira no vídeo abaixo o que pensam os reitores sobre este projeto do governo:

 

Fonte: Ascom ADUFRGS-Sindical

















GO!Sites