PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

ADUFG-Sindicato vai adquirir EPIs para professores que vão atuar no diagnóstico do coronavírus

Publicado em : 02/04/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG-Sindicato) vai contribuir financeiramente para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para professores que vão realizar exames de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação do Adufg faz parte de programa que a entidade acaba de colocar em prática para evitar que os professores que atuam na linha de frente se contaminem com a doença.

Serão adquiridos equipamentos, como luvas, óculos e máscaras que serão utilizados por professores, alunos de pós-graduação e técnicos que colaborarão com os exames. “Estamos diante de uma grave pandemia e só conseguiremos superar esse difícil momento com a união de esforços. O Adufg está fazendo sua parte e não medirá esforços para proteger os professores que atuam no combate ao novo vírus”, afirma o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e de Ensino em Saúde (Laces) do ICB, Gabriela Silvério Basílio, o local possui profissionais familiarizados com as técnicas. “Podemos assumir a responsabilidade técnica para a emissão de laudos”, destaca.

A coordenadora também explica que a ideia partiu do ICB, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e da Faculdade de Farmácia. Segundo ela, o objetivo é compor uma rede de apoio para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). “Ainda estamos no início da pandemia. O número de casos suspeitos deve subir e o Laboratório de Saúde Pública do Estado não vai conseguir fazer todos os diagnósticos sozinho”, explica.

Proteção aos professores
O ADUFG-Sindicato está entrando em contato com todas as unidades onde possui professores para identificar as necessidades de todas. O objetivo é evitar, ao máximo, que os docentes se contaminem com o novo coronavírus. “Os servidores públicos atuam nas mais diversas áreas para minimizar os impactos da Covid-19. Nós estamos procurando dar todo suporte necessário”, assegura o presidente Flávio Alves da Silva.

Fonte: Portal Adverso

















GO!Sites