PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Última reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação em 2019 define ações para o próximo período

Publicado em : 02/12/2019

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação reuniu-se em Brasília (DF) na sede da entidade na sexta-feira, 29, e sábado, 30, para a última reunião do ano. Na pauta, informes dos sindicatos, discussão sobre encaminhamentos sobre o projeto de regulamentação da autonomia universitária e o Projeto de Lei 4992/2019 do Deputado Gastão Vieira, que trata do mesmo tema, ações sobre o Future-se, e a sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao PROIFES-Federação, que será realizada no próximo dia 18.

“O grande debate nesta reunião é construir espaços de lutas conjuntas com o serviço público federal, e com a sociedade como um todo, para enfrentar os ataques intensos contra a educação. O Future-se foi um dos principais temas discutidos, pois ele representa um ataque frontal à autonomia universitária, e também a PEC emergencial, que quer reduzir jornada e salário dos professores, comprometendo a renda das famílias, além de pensar as ações e as lutas da Federação para o próximo período”, explicou Nilton Brandão (SINDIEDUTEC), presidente do PROIFES-Federação:

Outro tema destacado na reunião do CD foi a Sessão Solene da Câmara dos Deputados, em homenagem aos 15 anos do PROIFES-Federação, que será realizada das 9h às 11h no Plenário Ulysses Guimarães. “É um momento muito especial em que celebraremos a trajetória vitoriosa dessa Federação” , detalha o conselheiro Wellington Duarte (ADURN-Sindicato):

Para o próximo período, o CD do PROIFES-Federação aprovou ação conjunta com as centrais sindicais, de acordo com o Plano de Lutas dos Servidores, construído em reunião das centrais realizadas em Brasília no último dia 27; realizar uma reunião de planejamento do PROIFES no mês de janeiro, e levar ao Fórum Nacional Popular de Educação a proposta de greve do serviço público.

Participaram da reunião, além de Brandão e Wellington, os seguintes conselheiros: Valfredo Chagas Vieira do SINDIFSE, Nildo Manuel da Silva (APUB), Raquel Nery (APUB), Luciene da C. Fernandes (APUB), Joviniano Nonato (APUB), Socorro Coelho (SINDPROIFES-PA),  Nilton Brandão (SINDEDUTEC), Gilka Silva Pimentel (ADURN), Rodrigo E. Bianchi (ADUFSCAR), Ênio P. de Deus (UFC), Humberto Lourenção (ADAFA), Gastão C. L. Corrêa (SINDUFMA), Flávio A. da  Silva (ADUFG), João Batista de Deus (ADUFG), Monique Arruda de Oliveira (ADUFG), Geci José P. da Silva (ADUFG), Soeiro ( SIND-PROIFES), Gil Vicente (ADUFSCAR), Rui Rocha (ADURN), Jairo Bolter (ADUFRGS), Eduardo de Oliveira da Silva (ADUFRGS), Paulo Machado Mors  (ADUFRGS), Eduardo Rollin (ADUFRGS), Luiz Augusto Serrão Coutrin (ADUFG), Wanderley (MOSAP),  convidado Remi Castioni (UNB).














APUB: Mobilização dias 26 e 27 contra as Reformas de Guedes

APUB: Mobilização dias 26 e 27 contra as Reformas de Guedes

 26/11/2019

Conforme aprovado em Assembleia Geral no dia 19 de novembro, a Apub junta-se a demais categorias de servidores/as para mobilizar contra as propostas de reformas do Estado do Ministro da Economia Paulo Guedes (PECs 186, 187 e 188/2019). Denominadas de “Plano Mais Brasil”, essas [...]




GO!Sites