PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

UFRGS realiza nesta sexta sessão pública para debater o programa do MEC

Publicado em : 15/08/2019

Na próxima sexta-feira, 16 de agosto, a UFRGS realiza uma sessão pública do Conselho Universitário sobre o programa Future-se. A ADUFRGS participa da atividade aberta à comunidade com início às 8h30, no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

O programa Future-se foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em 17 de julho com o objetivo de “fortalecer a autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”. Na opinião da ADUFRGS, no entanto, a proposta interfere na autonomia das instituições transferindo a responsabilidade financeira e de gestão para organizações sociais de capital privado.

Em nota, a UFRGS afirmou que nas instituições de ensino, há dúvidas sobre o funcionamento do programa que ainda não tem uma proposta concluída. “Um dos principais pontos de incerteza trata da captação de recursos próprios, dado que, hoje, a maior parte do orçamento das universidades e institutos é transferida pelo Governo Federal”.

A partir desse evento, o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, afirmou que espera ampliar o debate nas unidades acadêmicas e que isso venha a contribuir com sugestões para uma proposta da Universidade. “Tenho grandes expectativas de que, em um curto espaço de tempo, a UFRGS consiga produzir uma boa proposta, que será encaminhada para o MEC, para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e também para o Congresso Nacional”, colocou.

A UFRGS é uma das maiores universidades brasileiras, com mais de 28 mil alunos de graduação e de 19 mil na pós-graduação. Por sete anos consecutivos, é considerada a melhor universidade federal do país em avaliação do MEC.

Outras informações sobre a sessão pública podem ser obtidas junto ao Conselho Universitário da UFRGS pelo telefone 51 3308.3200 ou pelo e-mail consun@ufrgs.br.

ADUFRGS participa do debate aberto à comunidade.

Com informações da UFRGS.

Fonte: Portal Adverso

 














Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

 16/08/2019

84 mil pesquisadores terão seus recursos cortados a partir de setembro se não houver uma ampliação imediata do orçamento do órgão. Conselho precisa de mais R$ 330 milhões para fechar as contas do ano. Mais de 80 mil pesquisadores em [...]




GO!Sites