SINDIEDUTEC emite nota de repúdio a Bolsonaro por presença em ato pró-ditadura

Publicado em : 22/04/2020

No último domingo (19) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve presente em aglomerações, tossindo muito e sem máscara. O evento do qual participou pedia a volta da ditadura e defendia o AI-5. Em carta aberta, o Fórum Nacional de Governadores declarou não acreditar que haja conflitos insolúveis, principalmente por se tratar de um momento que pede união. Apoiadores contundentes na última eleição, os governadores Wilson Witzel (PSC) e João Dória (PSDB), assinaram a carta. O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), não referendou o documento e declarou que não tem tempo a perder com discussões políticas.

Segue abaixo a nota

O SINDIEDUTEC vem a público demonstrar seu repúdio pela participação do presidente da República, eleito democraticamente, em ato pró-ditadura no último domingo (19).

Estamos diante de um dos maiores desafios da humanidade que vem aplicando todo seu engenho em sobreviver. Não há cura para o novo coronavírus, assim como também não há vacina para um microorganismo que se adapta facilmente e muda seu código genético constantemente. Achatar a curva de contágio é uma das estratégias para ganhar tempo no combate a esta nova doença, que é agressiva e pode levar à morte em poucos dias.

Ainda assim, somos obrigados a assistir medidas insanas sendo tomadas por um líder que não lidera, ao contrário, dispersa, divide, sectariza ainda mais quando deveríamos todos estar unidos ao menos no entendimento de que ficar em casa ajuda a salvar vidas.

Este mesmo presidente, que confiscou EPIs do Nordeste para redistribuir segundo suas próprias prioridades, que demitiu um ministro da Saúde que estava ocupando o lugar da liderança que precisamos neste momento, que minimiza os impactos de uma doença grave no Sistema Único de Saúde, esteve em ato pró-ditadura que pedia a volta do AI-5.

Uma atitude indigna, por que ultraja a todos os valores democráticos – inclusive a sua eleição; irresponsável por que os atos espalhados pelo país aglomeraram centenas de pessoas, indo contra um sem número de recomendações de organizações mundiais, nacionais, médicos de diversas especialidades e até mesmo contra os fatos e o crescente número de mortes subnotificadas por covid-19; desonesto e oportunista por que se usa deste momento delicado e de insegurança para fazer da apologia à morte seu palanque eleitoral.

Está cada vez mais claro não só ao SINDIEDUTEC mas a um número crescente de brasileiros e brasileiras que colocar abaixo um governo sórdido que pode levar à morte, por miséria ou peste, é legítimo e urgente. É necessária uma alternativa democrática e popular, ao invés da torpe necropolítica autoritária e oligárquica.

Precisamos urgentemente nos mobilizar para sair da sombra de horror que se aproxima de nós se nada for feito. Pressionem seus deputados, senadores, os governadores, prefeitos, vereadores, reitores. Todos queremos sobreviver.

Toda vida vale.

Fonte: Portal Adverso

ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

25/05/2020