PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Sete delegadas/os eleitos representarão a Apub no XV Encontro do PROIFES-Federação

Publicado em : 19/06/2019

Chegaram ao fim, no último dia 16, as votações que elegeram a delegação da Apub Sindicato para o XV Encontro Nacional do PROIFES-Federação. Este ano, docentes filiadas/os elegeram sete delegadas/os entre os quatorze candidatas/os, o mesmo número de eleitas/os no ano passado.

Foram eleitas/os, por ordem de votação: Joviniano Soares Neto (aposentado/FFCH/UFBA), Mírian Sumica Reis (Campus dos Malês/UNILAB), Marta Lícia Teles de Jesus (Faced/UFBA), Claudia Miranda (Faced/UFBA), Leopoldina Cachoeira Menezes (Matemática/UFBA), Manoel Marcos Freire (aposentado/Física/UFBA) e João Augusto Rocha (aposentado/Politécnica/UFBA). A delegação contará ainda com a presidenta da Apub, Raquel Nery, como indicação da diretoria.

As/os docentes representarão o sindicato com direito a voz e voto nas deliberações do Encontro, que acontecerá entre 01 e 04 de agosto e irá debater os principais temas de interesse e reivindicações dos/as docentes das universidades e institutos federais.

Este ano, mais uma vez, o número de votantes aumentou em relação ao ano anterior, apesar de não ter aumentado o número de delegada/os. O Estatuto do PROIFES determina que o número de eleitos depende da quantidade de votantes: 1 a 50 votantes elegem 1 delegado/a; 51 a 100 votantes elegem 2, e assim sucessivamente. Em 2017, por exemplo, foram 285 votos e 6 delegadas/os eleitos; já em 2018, foram 310 votos no total e 07 eleitas/os. Este ano, foram 329 votos, mantendo o mesmo número de delegadas/os, sendo 4 mulheres e 3 homens.

A ampliação da participação dos docentes filiados é fundamental para fortalecer não apenas a representatividade da Apub e da sua base no Encontro, como também para garantir a legitimidade das decisões que orientarão a atuação política da Federação pelo próximo período.

Para o Encontro Nacional, o PROIFES define temas que convergem as pautas da categoria docente e a conjuntura nacional. Para subsidiar as discussões, qualquer docente filiado/a pode enviar uma proposta em forma de texto dissertativo, até dia 28 de junho, relacionada a uma das temáticas. Os textos serão compilados no Caderno de Teses e poderão ser apresentados e debatidos na ocasião do Encontro.

Os temas do XV Encontro Nacional serão:

1- Conjuntura nacional e as perspectivas dos movimentos sociais;
2- Os impactos das reformas do Estado na Educação brasileira;
3- Movimento sindical docente: avaliar, resistir e avançar;
4- O Plano Nacional de Educação e o financiamento da Educação;
5- Direitos humanos e suas perspectivas no movimento sindical;
6- Movimento Sindical e a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: APUB Sindicato

















GO!Sites