PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Sessão pública do FNPE na 39ª Reunião Nacional da ANPEd

Publicado em : 24/10/2019

No âmbito da programação alusiva à 39ª Reunião Nacional da ANPED, realizou-se no dia 21 deste mês a Sessão Pública do Fórum Nacional Popular de Educação, onde, na circunstância, o Prof. Gil Vicente Reis de Figueiredo, (ADUFSCar), representando o PROIFES-Federação, teve a oportunidade de abordar, especificamente, os ataques do atual governo às Universidades / Institutos Federais e aos seus docentes, tendo analisado o programa “Future-se” e suas consequências para as IFES, bem como as articulações que vêm sendo construídas, inclusive junto ao Congresso Nacional, no sentido de regulamentar o Art.207 da Constituição Federal de 1988.

Essas articulações visam garantir a autonomia didática e científica, a autonomia administrativa e de gestão financeira e, sobretudo, a continuidade de repasses de recursos públicos suficientes para assegurar o pleno funcionamento das IFES, com qualidade e sem qualquer ingerência externa que venha a cercear a necessária independência no processo de produção de conhecimento, ponto estratégico para o desenvolvimento soberano do Brasil.

Inicialmente, a presidente da ANPED, Andrea Gouveia, e o presidente da CNTE, Heleno Araújo, fizeram um resumo histórico da criação do Fórum Nacional de Educação (FNE), e, posteriormente, o período que caracterizou sua implosão após o início do governo Temer, com a retirada da maioria das representações de entidades representativas da educação (sindicais, movimentos populares, de pesquisa, etc.), o que motivou a reorganização dessas organizações num novo coletivo – o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Foi relatada a realização, pelo FNPE, da CONAPE 2018 (Conferência Nacional Popular de Educação) e o seu sistemático envolvimento em mobilizações e debates sobre questões relativas à educação brasileira, e à luta de resistência em sua defesa.

Coube igualmente ao Prof. Romualdo Portela (ANPAE) dissertar sobre a questão do financiamento, concordando e complementando a exposição feita por Gil Vicente em relação ao “Future-se”. Após as falas dos coordenadores do FNPE, usaram da palavra os representantes dos vários fóruns estaduais presentes, ao que se seguiu um profícuo debate.

Na foto acima, da esquerda para a direita - A Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco fala para plateia, em Sessão Pública, diante dos dirigentes do Fórum Nacional Popular de Educação, professores Romualdo Portela (ANPAE), Andrea Gouveia (ANPEd), Heleno Araújo (CNTE) e Gil Vicente Reis de Figueiredo (PROIFES).

(Adaptado do texto da autoria de Ana Carolina Moraes) (Fotos de - Bruna Rezende)
Fonte: Ascom ADUFSCar-Sindicato

















GO!Sites