PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Seminário debate a Emenda Constitucional 95 e Carreira Docente no CAA da ADUFEPE

Publicado em : 11/09/2018

Os perigos da Emenda Constitucional (EC) 95 para a carreira docente estarão em discussão no Seminário “Sindicato, Carreira Docente e o Desafio do Enfrentamento da EC 95”, no dia 12 de setembro (quarta-feira), às 17h, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O evento é realizado pela Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE) e tem como objetivo discutir maneiras de enfrentamento. O debate terá a participação dos professores Gil Vicente, da UFSCar e Fernando Nascimento, primeiro vice-presidente da  ADUFEPE. Gil Vicente é secretário e diretor de políticas educacionais do PROIFES-Federação e Fernando também atua no Núcleo de Gestão do CAA.

Estão convidados a participar docentes, estudantes e técnico-administrativos. Por ser aberto ao público universitário e trazer um tema que interessa a toda comunidade acadêmica, a expectativa dos organizadores é que o evento tenha boa participação local.

A temática do evento destaca a Emenda Constitucional 95 que tem agravado a desvalorização dos serviços e servidores públicos. A proposta aprovada em 2016 tornou-se uma das principais bandeiras de luta da ADUFEPE, pois estabelece o Teto dos Gastos e congela investimentos públicos por 20 anos. “Debater sobre a EC 95 é refletir sobre violação dos bens públicos, sobre o fim de pesquisas e sobre o corte de milhares de bolsas. Ou seja, estamos falando sobre as ameaças contra o desenvolvimento científico e tecnológico”, afirma o prof. Fernando. Mais do que debater, a representação docente planeja intensificar a campanha para revogar a EC 95.

Este é o segundo seminário de um ciclo de debates sobre Política, Universidade e Desenvolvimento Local, que tem como objetivo fomentar discussões sobre temas que desafiam a universidade e o movimento docente. Realizado no CAA, o seminário tem como foco políticas para expansão e inclusão universitária. “Além de promover o debate, o intuito do evento é desenvolver alternativas e propostas”, explica Fernando Nascimento. O primeiro seminário foi realizado no dia 22 de agosto e teve como tema os desafios da Interiorização na UFPE.

Fonte: Ascom ADUFEPE

















GO!Sites