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Segurança e respeito a vida são prioridades no retorno às aulas, dizem entidades em Live do PROIFES

Publicado em : 21/07/2020

“É nossa obrigação enquanto educadores de debater alternativas de retorno para o pós-pandemia, nossa responsabilidade social encontrar alternativas e estarmos prevenidos para, quando a vida estiver protegida, nós tenhamos protocolos, alternativas e ações que possam continuar protegendo os professores, funcionários, estudantes, e das famílias e população brasileira como um todo”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (Sindiedutec-Sindicato), nesta segunda-feira, 20, ao abrir a Live de lançamento do guia Orientações para a retomada das aulas: reflexões sobre o ensino em tempo de pandemia, elaborado pelo PROIFES.

Participaram deste debate de lançamento o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga Lima, o secretário do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cláudio Furtado, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, além da presidenta da APUB-Sindicato e conselheira do PROIFES, Raquel Nery. A mediação do debate foi feita pela diretora de Comunicação do PROIFES-Federação e professora do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, Gilka Pimentel (ADURN-Sindicato).

“Precisamos assegurar o debate com todos os segmentos, protagonistas e instituições da educação que possam estar junto falando das condições para este retorno [às atividades de ensino], retornos, aliás, porque temos que avaliar as condições necessárias e adequadas de cada lugar para apontarmos protocolos” destacou a diretora do PROIFES-Federação.

“Criar um documento que representasse a complexidade de cada região do Brasil, de cada contexto, cada região, foi um desafio muito grande, resultado de um debate que se iniciou logo depois da pandemia, um conjunto variado de fatores que influenciam. E se não podemos falar em consensos, podemos falar em convergências, e convergimos para a defesa da vida, e para a constatação de que esse é o principal e mais valioso ativo, as vidas humanas, dos estudantes, dos trabalhadores em educação e dos professores, a quem representamos”, afirmou Raquel Nery.

“Essa retomada acontecerá no momento em que cada estado observe as condições de saúde para que seja possível a volta das suas redes. Existem diretrizes, essas obedecerão os critérios de biossegurança para que a rede [escolar] possa voltar, trazendo uma garantia de saúde para os estudantes, professores e servidores da educação do estado”, destacou Claudio Furtado, salientando as concordâncias entre o guia do PROIFES e o documento Diretrizes para um protocolo de retorno às aulas presenciais, produzido pelo Consed.

“O documento do PROIFES traz contribuições significativas neste momento que se prolonga. Qualquer retorno deve ocorrer respeitando os protocolos das autoridades sanitárias, e seria a função primeira dos conselhos municipais de educação para a reorganização de seus calendários”, avaliou o presidente da Uncme, Humberto Gonzaga.

“Para nós é muito relevante que qualquer protocolo de volta seja exequível, que atenda a padrões de qualidade, que dê segurança sanitária, de higiene e pedagógica na garantia dos direitos de aprendizagem, e que respeite os seres humanos. Nossas diretrizes centrais estão primeiro na garantia do direito à vida, e segundo no direito à educação”, explicou Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime.

Veja a íntegra da Live no canal do Youtube do PROIFES-Federação:

Acesse aqui o documento Orientações para a retomada das aulas: reflexões sobre o ensino em tempo de pandemia, do PROIFES-Federação.

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