PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

PROIFES participa de Semana da Ciência e Educação Pública organizada por frentes parlamentares

Publicado em : 22/06/2020

O PROIFES-Federação está participando da Semana da Ciência e Educação Pública, organizada por cinco frentes parlamentares que realizam nesta semana debates virtuais sobre a ciência e da educação pública brasileira. Coordenado pela Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação, o evento conta com a participação das frentes pela Valorização das Universidades Federais; em Defesa dos Institutos Federais; em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação; e a Frente Mista da Educação.

O PROIFES-Federação participará de toda a semana do evento, e é integrante da mesa Democracia, Universidades e Institutos Federais e o Future-se, que será realizada às 14h do dia 26, próxima sexta-feira, representando por seu presidente, Nilton Brandão. A mesa terá coordenação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), e contará também com a participação do presidente da Andifes, João Carlos Salles, do presidente do CONIF, Jadir José Pela, do coordenador-geral do SINASEFE, Carlos Magno Sampaio, e do coordenador geral da Fasubra, José Maria Castro.

“O debate político sobre temas tão significativos para a educação brasileira tem duas principais funções: mostrar que a sociedade está viva, e as forças políticas estão atuando tanto no parlamento quanto por meio de suas entidades nacionais, e cobrar do governo que seja escolhido para o Ministério da Educação alguém que tenha respeito pelos docentes e pelas instituições federais de ensino, e não venha para atacar os trabalhadores da educação ou a autonomia das universidades e institutos federais”, destacou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

Todos os debates são transmitidos ao vivo pelo Facebook: fb.me/SemanaCienciaEducacaoPublicaBrasileira e pela página de Facebook do PROIFES-Federação

Confira a programação para os próximos dias:

- Terça-feira (23)
Às 9 horas, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) vai conduzir as discussões sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o financiamento da educação infantil ao ensino médio.
Às 14 horas, a discussão será sobre o sistema nacional de educação, qualidade e educação não presencial. A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) vai comandar essa reunião.

- Quarta-feira (24)
Às 9 horas, o senador Jean Paul (PT-RN) vai coordenar o debate sobre ciência, saúde pública e Covid-19.
Às 14 horas, o debate sobre mercantilização da educação pública brasileira será conduzido pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA).

- Quinta-feira (25)
Às 9 horas, o deputado Pedro Uczai vai coordenar o debate sobre os seis anos do Plano Nacional de Educação e o governo Bolsonaro.
Às 14 horas, a discussão será sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies) e permanência estudantil. A reunião será conduzida pela deputada Maria do Rosário (PT-RS).

- Sexta-feira (26)
Às 9 horas, sob coordenação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), será discutida a atualidade da obra de Paulo Freire.
Às 14 horas, o debate terá participação do PROIFES. Desta vez conduzido pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Com Agência Câmara de Notícias


Ensino remoto é discutido em Assembleia do Adufg

Ensino remoto é discutido em Assembleia do Adufg

 03/07/2020

Questões relacionadas ao ensino remoto foram discutidas na tarde desta quinta-feira (02/07), em Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). Por causa da pandemia do novo coronavírus [...]
















GO!Sites