PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

PROIFES lamenta declarações de Bolsonaro sobre manifestantes do 15M

Publicado em : 16/05/2019

O PROIFES-Federação vem a público lamentar profundamente as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que, em visita aos Estados Unidos, chamou de “imbecis” e de “idiotas úteis” os milhares de brasileiros e brasileiras que forma às ruas em todo o país neste 15 de maio protestar contra os cortes orçamentários das universidades e institutos federais.

Desqualificar manifestações legítimas, pacíficas, massivas e perfeitamente legais em uma democracia reflete, outra vez mais, o traço autoritário do governo e da figura do presidente Bolsonaro, sempre utilizando, simbólica e verbalmente, a violência e agressão gratuitas, na falta de bons argumentos e racionalidade para lidar com o adverso.

O tamanho e alcance das manifestações, em capitais e centenas de cidades do interior de todas as regiões do Brasil, demonstram que diferentes estratos sociais se somaram à comunidade acadêmica, pais, mães, alunos e alunas de universidades e institutos federais na luta pela sobrevivência de uma educação pública de qualidade, e, por conseguinte, da possibilidade de um futuro soberano, com pesquisas, ciência e tecnologia a serviço do desenvolvimento brasileiro.

Não será xingando docentes e estudantes que Bolsonaro vai parar o movimento que invadiu as ruas para defender a educação, e, ainda que de forma incipiente, protestar contra o atual governo em seus inúmeros retrocessos, perseguições e descalabros. A fala agressiva e violenta do presidente servirá para mostrar aos manifestantes de todo o Brasil que estes atingiram o coração do governo.  

Com esta atitude de desrespeito ao povo, em especial à juventude que aos milhares tomaram as ruas, o presidente só reforça para a sociedade a necessidade de lutar e manifestar. E chamar de idiota ou imbecil o povo que protesta nas ruas tem o mesmo efeito de gritar contra o mar para parar um tsunami.

 










17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

 17/05/2019

Hoje, 17 de maio, o mundo lembra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Esse foi um momento [...]








GO!Sites