PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Professores do IFNMG produzem álcool 70 INPM na forma líquida e em gel em larga escala

Publicado em : 09/04/2020

No intuito de colaborar com o combate ao Coronavirus – COVID19, o IFNMG – Campos Salinas/MG intensifica sua atuação, em prol da sociedade Salinense e região, para produção em larga escala de Álcool 70 INPM, na forma líquida e em gel.

O projeto tem a iniciativa, bem como deverá ser executado por uma equipe multidisciplinar, constituída pelos professores e pesquisadores Dr. Alexandre Santos de Souza (coordenador do projeto), Me. Higor Alexandre Rodrigues Maia, Me. Jean Pereira Coutinho, Dr. Leonardo Humberto Guimarães Silva, Dr. Magnovaldo Carvalho Lopes, Dr. Roberto Ananias Ribeiro e da Técnica em Administração Ma. Lara Bruna Brito Castro de Souza das áreas de Engenharia de Alimentos, Química, Ciência da Computação, Engenharia Agronômica e Tecnologia em Produção de Cachaça.

Para concretização dos objetivos traçados, serão utilizados subprodutos do processo de fabricação da cachaça do IFNMG-Campus Salinas/MG (cabeça e calda), bebidas alcoólicas apreendidas pelo MAPA, IMA, Receita Federal e Polícia Federal no estado de Minas Gerais.

O desenvolvimento das ações se dará nas dependências da instituição, utilizando-se as estruturas do laboratório de Tecnologia em Produção de Cachaça do IFNMG. Com isso, além de contribuir com a sociedade na produção de um produto de importância incontestável para a promoção da saúde, ainda atua como forma de expandir e consolidar a extensão tecnológica articulada com a educação profissional do Campos Salinas.

Todo o trabalho será realizado de forma planejada e de acordo com as diretrizes traçadas pelo Ministério da Saúde e órgãos responsáveis pela produção e controle do Álcool 70 INPM, na forma líquida e em gel, e em parceria com instituições do sistema de ensino e pesquisa, suprindo assim a escassez do produto no mercado.

Recentemente, a ANVISA, por meio da Nota Técnica Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA, autoriza empresas interessadas a produzirem o álcool 70 INPM na forma líquida e em gel, para doação a órgãos públicos de saúde, sendo este, portanto, o objetivo deste trabalho.

Esta notícia foi enviada pelo professor Dr. Alexandre Santos de Souza, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, coordenador do projeto.

Professor Federal, divulgue suas ações que fazem diferença na crise. 

Entre em contato conosco em sindproifessecretaria@gmail.com

Fonte: SINDPROIFES











ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) disponibilizou nesta segunda-feira (25/05), o primeiro programa da nova temporada do Jurídico Responde. No vídeo, publicado no canal da entidade no YouTube, o assessor jurídico Elias [...]



ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) é uma das 100 entidades nacionais e regionais de diversos estados do Brasil que assinaram documento no qual denunciam que o Projeto de Lei 2.633/20, em tramitação no Congresso Nacional [...]





GO!Sites