PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Professores devem reconduzir Wellington Duarte à presidência da Adurn-Sindicato

Publicado em : 03/05/2018

O professor do departamento de Economia Wellington Duarte deve ser reconduzido à presidência da Adurn-Sindicato para mais três anos de gestão. A eleição para a nova diretoria ocorre nesta quinta (3) e sexta-feira (4).

A chapa Juntos pela UFRN, encabeçada pelos professores Wellington Duarte e Gilka Pimentel, foi a única que se inscreveu no pleito.

A votação ocorre pela internet através do site http://voterapido.com.br/adurn/.

Para acessar o sistema, o docente sindicalizado deve informar Siape, CPF e data de nascimento. A votação ficará disponível das 00hs do dia 03 às 22h do dia 04 de maio.

A atual gestão foi iniciada em 2015 e encerra o mandato com 2.540 associados, o que garante uma renda mensal de R$ 140 mil à entidade. A Adurn-Sindicato tem uma média de sindicalizados bem maior que a nacional.

Ao todo, 54% dos professores ativos e 82% dos aposentados são associados. Nas demais instituições federais de ensino superior, a média de professores sindicalizados é de apenas 22%.

Dos 11 componentes da chapa, a maioria é de jovens professores que ingressaram na universidade a partir de 2003. O número de mulheres na próxima gestão também vai subir, passando de três para quatro, o que representa quase 40% de participação feminina na gestão, ainda longe da paridade ideal.

Em entrevista especial à Agência Saiba Mais publicada em 1º de maio, Wellington Duarte anunciou que a ideia é que próxima gestão seja uma transição. Ele defende que lideranças antigas do movimento docente universitário deem espaço para os mais jovens.

A entrevista completa, na qual o presidente da Adurn-Sindicato faz um balanço da gestão e reflete sobre os problemas e desafios do movimento sindical brasileiro, você confere aqui.

Fonte: Saiba Mais








A atual conjuntura: para além da Emenda Constitucional 95

A atual conjuntura: para além da Emenda Constitucional 95

 08/05/2018

 Adufscar

 Adufscar

A superação da atual rota de desastre anunciado, consequência do congelamento de verbas para as áreas sociais, por 20 anos, passa necessariamente pela revogação da Emenda Constitucional 95 (EC 95), que o determinou. Essa, contudo, não é [...]









Docentes participam de mobilização no 1º de Maio

Docentes participam de mobilização no 1º de Maio

 03/05/2018

 Apub Sindicato

O dia do trabalhador (1° de Maio) foi marcado por luta em todo o Brasil e, em Salvador, não poderia ser diferente. Professores filiados, sindicatos e entidades reuniram-se no início da tarde de ontem no Farol da Barra em um ato unificado a favor da Democracia, da [...]


GO!Sites