PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Marcha das Margaridas reúne 100 mil pessoas em Brasília

Publicado em : 15/08/2019

O ADUFG-Sindicato participou nos dias 13 e 14 de agosto da maior ação de mulheres da América Latina, a Marcha das Margaridas. Pelo menos 100 mil pessoas ficaram acampadas no Pavilhão do Parque da Cidade Sara Kubitschek, antes de marcharem até a Esplanada dos Ministérios na capital federal. Este ano o evento teve como pauta o combate aos retrocessos sociais, o direito à terra, território, água e agroecologia; o fim da violência contra as mulheres e do racismo; pela a democracia, os direitos humanos e o respeito ao meio ambiente.

Auxílio Sindicato

Para transportar mulheres do campo, lideranças sindicais e religiosas, indígenas e outras militantes, o ADUFG disponibilizou dois ônibus, um para o primeiro dia e outro para o segundo dia do evento. A marcha, que é resultado da militância e engajamento de Margarida Alves, mulher do campo e defensora dos direitos dos trabalhadores rurais, que foi assassinada em 1983 pelo conflito com latifundiários, chegou a sua sexta edição e acontece somente a cada quatro anos desde 2000.

Na edição de setembro do Jornal do Professor, você confere reportagem completa e especial sobre a Marcha. Os leitores vão conhecer a história de Antonieta Souza Santos, que tem 73 anos, e dedicou sua vida ao Movimento Sem Terra (MST), o engajamento do projeto “Entre Margaridas e Samambaias”, da Universidade Federal de Goiás (UFG), as informações completas sobre o evento e os melhores momentos registados em fotos inéditas. 

Fonte: ADUFG-Sindicato














Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

 16/08/2019

84 mil pesquisadores terão seus recursos cortados a partir de setembro se não houver uma ampliação imediata do orçamento do órgão. Conselho precisa de mais R$ 330 milhões para fechar as contas do ano. Mais de 80 mil pesquisadores em [...]




GO!Sites