PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Manifesto do PROIFES-Federação contra a intervenção no CEFET-RJ

Publicado em : 22/08/2019

Encarada pelo atual governo como inimiga a ser combatida e derrotada, a Educação brasileira, em todos os níveis, tem sofrido ataques quase diários da atual gestão federal. Na educação superior, por um lado o governo asfixia universidades e institutos federais com cortes de recursos necessários à sua manutenção e, por outro, atenta contra a autonomia dessas instituições.

A vítima do momento, que logo será superada por outra arbitrariedade, é a comunidade acadêmica que forma o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – PROIFES-Federação, vem a público expressar o seu apoio incondicional à luta da comunidade acadêmica contra a forma antidemocrática como o ministro da educação, Abraham Weintraub, interfere na gestão do CEFET-RJ, ao nomear seu assessor, Maurício Aires Vieira, sem nenhuma vivência no Rio de Janeiro, para a direção geral do CEFET-RJ, ignorando Maurício Motta, eleito democraticamente para o cargo.

O processo de consulta às Universidades e Institutos Federais é uma tradição que consagra a participação da comunidade e o princípio de gestão democrática e participativa. Assim, a não nomeação do mais votado em consulta aos docentes, técnicos-administrativos e estudantes para exercerem a função máxima de dirigentes de universidades e institutos federais representa um claro desrespeito à comunidade acadêmica dessas instituições.

Em defesa da democracia e do respeito à autonomia das Instituições Federais de Ensino apelamos: Weintraub, retire suas mãos do CEFET-RJ.

 














ADUFRGS promove sarau pelo Dia do Servidor Público

ADUFRGS promove sarau pelo Dia do Servidor Público

 01/11/2019

Nova diretoria quer integrar os associados ao dia do sindicato. Um sarau com música, poesia e literatura foi a homenagem da ADUFRGS ao Dia do Servidor Público. A atividade, realizada na terça-feira, 29, faz parte de uma série de eventos que a nova diretoria [...]




GO!Sites