PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

GT-EDSUP da Câmara Federal se reúne com entidades sindicais da educação

Publicado em : 05/06/2019

O tesoureiro do PROIFES-Federação, Flávio Alves da Silva (ADUFG-Sindicato), participou nesta quarta-feira, 5, da segunda reunião na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Grupo de Trabalho instituído pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o objetivo defender o sistema universitário brasileiro (GT-EDSUP). Esta reunião foi destinada a debater com as entidades sindicais, e além do PROIFES-Federação estiveram presentes representantes da APUFSC-Sindical, Andes, e ATENS Sindicato Nacional.

“A reunião teve o objetivo de ouvir as entidades sobre as questões tanto da gestão das universidades quanto da carreira dos servidores, entre outros pontos”, avaliou Flávio Silva, acrescentando que em sua fala destacou “a autonomia universitária e a urgência em aprovarmos um Projeto de Lei que atue fortemente no sentido de ampliar a autonomia para as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), e também ressaltei a questão da evasão, e da necessidade em criarmos políticas públicas que reduzam o número de alunos que não concluem os cursos, que dependendo da universidade chega a 20%, que aumentam o custo-aluno, e causam um certo desconforto na gestão das universidades”.

O grupo de trabalho (GT) tem por foco debater as principais dificuldades enfrentadas na gestão das universidades no País; as dificuldades relacionadas à permanência dos estudantes nos cursos e às atividades de ensino, pesquisa e extensão; apresentação de sugestões aos problemas encontrados, tendo sempre em conta as diretrizes da eficiência, eficácia e economicidade e a relação da educação superior com a educação básica.

Segundo relatório divulgado pelo próprio GT, o “Grupo de Trabalho destinado a avaliar desafios e a propor agenda para as instituições de ensino superior (IES) públicas (GT-IES) foi criado pelo Ato do Presidente da Câmara dos Deputados de 14 de agosto de 2018. A fundamentação de sua constituição baseia-se no fato de que as IES públicas, notadamente as universidades, são de inquestionável relevância estratégica para a sociedade brasileira e líderes na produção de conhecimento científico, dispondo de elevado capital humano e intelectual, elementos essenciais para criar valor agregado e produzir inovação na contemporaneidade.

As IES públicas brasileiras atravessam período que demanda a elaboração de diagnóstico capaz de identificar seus principais problemas, desafios e perspectivas. Ademais, há urgência de se compreenderem as novas dinâmicas das IES públicas do País neste século e sua inserção e interface com a sociedade brasileira.

Diante dessas considerações, os trabalhos deste GT-IES buscaram oferecer diagnóstico acerca dos desafios mais relevantes enfrentados pelas IES públicas no Brasil e promover o debate para a discussão dos destinos dessas instituições. O GT-IES pretende indicar caminhos que apontem para o aperfeiçoamento da educação superior pública em nosso país, sistematizando suas conclusões em Relatório Final."

Acesse aqui o Relatório produzido pelo GT-EDSUP da Câmara dos Deputados

Acesse aqui o Plano de Trabalho do GT-EDSUP da Câmara dos Deputados






Docentes da UFRN debatem Future-se em Assembleia

Docentes da UFRN debatem Future-se em Assembleia

 22/08/2019

Pautando unicamente o Future-se, assembleia dos docentes da UFRN está marcada para a próxima terça-feira, 27, às 15h, no auditório do Centro de Educação. Lançada no mês passado pelo Ministério da Educação (MEC), a [...]



Amazônia em chamas – sinal do momento brasileiro

Amazônia em chamas – sinal do momento brasileiro

 22/08/2019

Sindicato cobra ação do governo brasileiro A ADUFRGS-Sindical divulgou nesta quinta-feira, 22, uma nota na qual cobra ação do governo brasileiro em razão das queimadas na Amazônia. Entre janeiro e o último dia 19 de agosto, houve no [...]










GO!Sites