PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Funpresp realiza debate entre as chapas que concorrem aos conselhos Deliberativo e Fiscal

Publicado em : 09/02/2017

A Funpresp realizou nesta quarta-feira, 8, o primeiro debate entre as chapas que concorrem às Eleições 2017. Membros das chapas 1 e 2, que disputam cargos de representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação, debateram sobre os temas governança, investimentos e planos de benefícios, além de responderem a perguntas realizadas pelos participantes presentes ou que acompanhavam o evento ao vivo pela plataforma online Youtube.

Da Chapa 1, participaram Marcelo Perrucci, servidor da Controladoria Geral da União (CGU) e concorrente ao cargo de titular no Conselho Deliberativo, e Débora Roque, servidora do Ministério da Saúde e concorrente ao posto de suplente no Conselho Fiscal. Da Chapa 2, participaram Daniel Pulino, servidor da Advocacia Geral da União (AGU), que concorre ao cargo de titular no Conselho Deliberativo, e Ivan Bechara, também da AGU, concorrente ao posto de suplente no mesmo conselho.

Os professores compõe quase metade dos servidores que contribuem com a Funpresp, e o PROIFES-Federação acompanhou o debate para saber quais as principais propostas das duas chapas para a categoria. Dos atuais eleitores da Funpresp, 36% dos eleitores são professores de universidades federais e 12% são professores de institutos federais de ensino, aproximadamente 14.300 professores federais em um contingente de 29.200 servidores do executivo aptos a votarem nas eleições da Funpresp.

"Ou seja, 48% dos eleitores, praticamente metade do contingente da Funpresp, é formado pela categoria. Com essa importância, os professores tenham representação, e a chapa 2 é a única que conta com a participação de uma professora, Luz Fernandez, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E a vida dos professores e familiares depende de uma boa administração das reservas da Funpresp, por isso é fundamental a participação dos professores nas votações dos dias 13, 14 e 15 de março, votando pela internet", destaca Pulino.

"Essa reforma da Previdência está ensaiando retirar a aposentadoria especial para os professores, que além de serem importantes para a formação de nossos cidadãos e de nosso país, são muito pouco valorizados, e o benefício da aposentadoria especial acaba sendo uma forma de valorizar os professores. Defendemos pela manutenção do prazo diferenciado para a aposentadoria desta categoria", afirmou Perrucci.

Aberto ao público e transmitido ao vivo, o debate, organizado pela Gerência de Comunicação e Relacionamento da Entidade e pela Comissão Eleitoral, foi realizado no auditório Celso Furtado do Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento contou com a presença de participantes, dos demais membros das chapas concorrentes e de colaboradores da Funpresp, bem como da Comissão Eleitoral, responsável por conduzir os procedimentos relativos às Eleições e por julgar pedidos de direito de resposta ocorridos no debate.

O debate está disponível na íntegra no canal da Funpresp no Youtube – -acesse aqui.

Com informações Ascom Funpresp















Nota de repúdio ao PLS 116/2017

Nota de repúdio ao PLS 116/2017

 05/10/2017

Nota de repúdio ao PLS 116/2017 A aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, nesta quarta-feira, 4, do substitivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 116 de 2017 apresentado pelo relator Lasier Martins [...]



GO!Sites