PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Em mês de conscientização sobre o câncer de próstata, PROIFES alerta para a importância dos exames de rotina

Publicado em : 31/10/2018

Passado o Outubro Rosa, que pretende alertar a respeito da prevenção ao câncer de mama, o mês de novembro é dedicado a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata, por meio da campanha mundial intitulada Novembro Azul.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em virtude da doença. O INCA também aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o Ministério da Saúde calcula que ele causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no Brasil.

Como na maioria dos casos o câncer de próstata se instala de forma silenciosa, o PROIFES alerta para a realização de exames de rotina em homens a partir dos 50 anos. Esse cuidado é de extrema importância para que se faça um possível diagnóstico a tempo de se fazer um tratamento adequado.

Em Natal, desde o mês de outubro diversas ações de promoção da saúde voltadas para os homens estão sendo realizadas pelo SESC em parceria com a Prefeitura de Natal, a programação das atividades, que incluem mutirões de consultas urológicas, pode ser consultada no site da Prefeitura de Natal

Origem do movimento

Em 2003 um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro - mês em que é celebrado o o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata - como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

Naquele ano a campanha, que recebeu o nome de “Movember” foi aderida por 30 amigos, mas anos mais tarde além de mobilizar o país, chegou em países como Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, arrecadando quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

No Brasil as ações de conscientização sobre o câncer de próstata se popularizaram em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promoveu a campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.

A partir de 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem, nascendo assim o Novembro Azul.

Fonte: Matéria orginalmente publicada como ADURN-Sindicato

 



ADUFRGS informa sobre a Reforma da Previdência

ADUFRGS informa sobre a Reforma da Previdência

 17/01/2019

A ADUFRGS-Sindical produziu um informativo sobre a Reforma da Previdência com o intuito de informar aos seus associados sobre as intenções do novo governo. Ainda que não haja definição pública sobre o modelo da Reforma que o governo pretende [...]












Video Retrospectiva PROIFES 2018

Video Retrospectiva PROIFES 2018

 21/12/2018

O ano de 2018 foi pleno de desafios em uma conjuntura complexa para as Instituições Federais de Ensino (IFES), para os docentes, e para todos os movimentos sociais. O PROIFES-Federação e seus sindicatos federados, ao longo deste ano, atuaram em todas as regiões [...]


ADUFG recebe prêmio Amigos da Ciência

ADUFG recebe prêmio Amigos da Ciência

 19/12/2018

Na noite desta terça-feira (18/12), o Adufg-Sindicato esteve entre os agraciados pelo prêmio Amigos da Ciência, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Goiás. O sindicato foi representado pelo seu presidente [...]



GO!Sites