PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Em La Plata, na Argentina, PROIFES participa de reunião do Comitê Regional da IEAL

Publicado em : 25/04/2019

O PROIFES-Federação está participando da XII da Conferência Regional da Internacional da Educação América Latina (IEAL), que está sendo realizada em La Plata, na Argentina, de 25 a 27 de abril.

Fátima Silva, Vice-presidenta da IEAL e Secretária Geral da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE), abriu a reunião do Comitê Regional. Silva agradeceu ao Sindicato Unitário de Trabalhadores da Educação da Província de Buenos Aires (SUTEBA) e à Confederação de Trabalhadores da Educação da República Argentina (CTERA), organizações sede da reunião e da XII Conferência Regional da IEAL. Também destacou a Declaração de Interesse Público da XII Conferência da IEAL, concedida pelo Conselho Deliberativo da Câmara Municipal de La Plata.

O PROIFES-Federação participa da XII Conferência Regional da IEAL, representado pelo seu presidente, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato) e pelo seu diretor de relações internacionais, Gil Vicente (ADUFSCar-Sindicato). “Esta XII Conferência Regional elegerá a representação da IEAL até 2023. O PROIFES está em duas comissões de trabalho: a primeira, em Comité de Credenciales, responsável por abrir a conferência apresentando relatório de tido o processo eleitoral da conferência, e o professor Gil Vicente participa da comissão de redação dos documentos finais da Conferência”, explicou Brandão.

Bem-vindo à La Plata

Roberto Baradel, Secretário Geral da SUTEBA e Secretário Adjunto da CTERA, deu as boas vindas ao Comitê Regional da IEAL no Hotel 10 de Junho, da SUTEBA. Baradel lembrou como o trabalho de 30 anos para estabelecer e consolidar a Casa do Maestro, espaço que permite alojar e beneficiar a filiação docente da província de Buenos Aires na cidade de La Plata.

David Edwards, Secretário Geral da Internacional de Educação (IE), participou da reunião do Comitê Regional. Edwards agradeceu o trabalho e o apoio da região à sua gestão, frente ao Congresso Mundial da IE, a se realizar no mês de julho na Tailândia.

“Eu me formei na América Latina”, afirmou Edwards ao compartilhar seu afeto pela região. “Todos os dias há um novo Bolsonaro em algum lugar”, expressou ao contextualizar o avanço das políticas de desfinanciamento às organizações sindicais na América Latina e no resto do mundo.

Combertty Rodríguez, Coordenador Principal da Oficina Regional da IEAL, apresentou posteriormente a agenda da XII Conferência Regional, que se realizará entre a quinta-feira, 25, e o sábado, 27, em La Plata, Argentina. Também explicou os procedimentos para a eleição da Presidência e Vice-presidência do Comitê Regional (período 2019-2023) e os cargos das diferentes regiões: Cono Sur, Zona Andina e América Central, Panamá, República Dominicana e Curaçao. Fátima Silva explicou o procedimento a ser seguido na XII Conferência Regional e respondeu às perguntas dos participantes da reunião.

Defesa dos direitos trabalhistas

Hugo Yasky, Presidente da IEAL, assumiu a coordenação da Reunião do Comitê Regional uma vez que atendeu à compromissos relacionados aos seus cargos políticos. Yasky cumprimentou os presentes e retomou a agenda da reunião.

Yasky abordou uma inquietação prévia das organizações afiliadas para estabelecer com o apoio da cooperação internacional, um observatório ou rede de especialistas em legislação trabalhista, para assumir os casos de violação de direitos trabalhistas na América Latina, no quadro de organizações internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual precisamente completa 100 anos em 2019.

“Podemos estabelecer uma rede de advogados trabalhistas, capazes de trazer sua experiência para contribuir com a defesa dos direitos trabalhistas, e fazer frente à ofensiva contra os trabalhadores da educação, apontou Yasky. O Presidente da IEAL expressou sua consternação pelo retrocesso nas lutas pelos direitos trabalhistas, a cem anos da fundação da OIT.  “Esta rede de assessoria legal vai incorporar também o tema da salvaguarda dos direitos humanos, acrescentou Hugo Yasky. O espaço teria sua primeira reunião de trabalho em setembro de 2019, na Colômbia.

Declaração de Interesse Público da XII Conferência Regional

O Conselho Deliberativo da Cidade de La Plata se reuniu na manhã da quarta-feira, 24 de abril, e votou por unanimidade a Declaração de Interesse Público da XII Conferência Regional da IEAL, cujas atividades ocorreram na capital da Província de Buenos Aires, de 25 a 27 de abril

David Edwards, Secretário Geral da IE, expressou às autoridades locais o agradecimento pela Declaração de Interesse Público e reafirmou o compromisso da IEAL com a defesa da educação pública na região.  Na prefeitura de La Plata também estiveram presentes Fátima Silva, Combertty Rodríguez, Eduardo Pereyra e Roberto Leão, vice-presidente do Comitê Executivo Mundial da IE.

Fonte: Ascom IE-AL










17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

17 de Maio – Onde existe amor, existe liberdade

 17/05/2019

Hoje, 17 de maio, o mundo lembra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Esse foi um momento [...]








GO!Sites