PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

“Conversas ADUFRGS” desta quarta-feira vai debater demandas e financiamento do SUS

Publicado em : 27/07/2020

O “Conversas ADUFRGS” desta semana vai tratar de um tema latente no contexto atual: Demandas e Financiamento do SUS. Participarão Fernando Sasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Eliana Wendland, professora da UFCSPA e médica epidemologista do Hospital Moinhos de Vento; e Roger dos Santos Rosa, professor do Departamento de Medicina Social da UFRGS. A mediação será da professora Eglê Kohlaurasch, da Escola de Enfermagem da UFRGS e do Conselho de Representantes da ADUFRGS.

O evento será transmitido ao vivo nesta quarta-feira, 29 de julho, às 17 horas, pelo Canal da ADUFRGS-Sindical no YouTube e na página do Sindicato no Facebook. Segundo o vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, além de trazer à tona o debate sobre a importância do Sistema Único de Saúde no Brasil, que, ressalta, “foi construído com muita luta, determinação e ação dos agentes ligados à saúde pública, contra as tendências de privatização que formaram o estado brasileiro nesses últimos anos”, o Sindicato vai apresentar o seu novo Grupo de Trabalho sobre Saúde. 

“A ADUFRGS coloca claramente a sua posição ao organizar um GT sobre Saúde. Esse é o momento de retomarmos a defesa do SUS e é da maior importância em termos de defesa do serviço público e da população brasileira. No corpo docente de base da ADUFRGS, temos militantes – professores e pesquisadores - que formaram e atualizaram o SUS. Por isso, vamos fazer essa discussão do ponto de vista da formação, dos professores, que também têm a função de formar opinião”, explica Campani.


Conheça os debatedores

Fernando Sasso Pigatto é presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC); e Diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).

Eliana Wendland é graduada em Medicina pela UFRGS com residência em Ginecologia e Obstetrícia. Mestre e Doutora em Epidemiologia pela UFRGS. Fez doutorado sanduíche na Louisiana State University e foi research fellow da University of Oxford, Inglaterra, onde teve a oportunidade de interagir com nomes importantes da medicina embasada em evidência e metanálise. Fez pós-doutorado em Epidemiologia na UFRGS e atualmente é professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva na UFCSPA. É médica epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento, onde coordena estudos na área de saúde sexual, em especial, estudos sobre HPV no Brasil.

Roger dos Santos Rosa é professor do Departamento de Medicina Social da UFRGS desde 1991, Doutor em Epidemiologia do PPGEPi-UFRGS, Mestre em Administração - área de Finanças do PPGA-UFRGS, especialista em Medicina Preventiva e Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre  e em Saúde Pública da ENSP-FIOCRUZ, graduado em Medicina pela UFRGS e em Administração Pública pela mesma universidade. Desde 1995, coordena o Curso de Especialização em Saúde Pública da UFRGS.  Foi Consultor da OPAS/OMS para o projeto Urban Heart e Governança em Porto Alegre (SDE1300-3)(2013-2014). Participou como membro titular do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (1997-2017) e suplente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (1994-2014).

Fonte: Portal Adverso


IFRS obtém a primeira patente

IFRS obtém a primeira patente

 04/08/2020

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com o professor Juliano Cantarelli Toniolo (IFRS Campus Caxias do Sul) sobre a Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. O projeto, resultado da pesquisa [...]
















GO!Sites