PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

CONAPE Goiás é lançada na Faculdade de Educação da UFG

Publicado em : 13/11/2017

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) – Etapa Goiás foi lançada na noite desta quinta-feira (09) no auditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG. A Conape Goiás é organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO), que é composto por 35 entidades, sindicatos, instituições e associações goianos; e apoiada pelo Adufg Sindicato.

A Etapa Goiás vai ocorrer em dez cidades. A professora Gene Lyra, aposentada do Cepae e presidente do FEE, lembrou que ainda existe a possibilidade de novas cidades aparecerem no cronograma de eventos para os debates e palestras.

O professor Nelson Cardoso do Amaral, assessor especial da reitoria, foi o palestrante da noite. “Me chamaram para falar sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), mas se eu fosse falar sobre isso, estaria falando de um cadáver. Não quero falar sobre algo que não existe mais”. O professor apresentou um panorama da educação brasileira e fazer um paralelo com a situação econômica do País.

A fala de Nelson trouxe gráficos e números importantes do Brasil, que segundo ele são essenciais para traçar estratégias de luta pela educação. Segundo o professor, 5% dos brasileiros mais ricos têm renda mensal equivalente ao mesmo que 95% da população brasileira. “Temos que conhecer a desigualdade brasileira, saber o poder da mídia e quem são as pessoas que ocupam o Senado Nacional”, disse. Ele ainda fez breve análise histórica dos governos brasileiros e as consequências de suas estratégias para a economia nacional.

Mírian Fábia representou o Fórum Nacional de Educação. Segundo a professora, a Conape é um movimento de resistência contra as medidas que têm sido adotadas, desde 2016, pelo atual governo, para impedir a realização do Fórum Nacional de Educação.

A professora Geovana Reis (FE), Diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Adufg representou o sindicato no evento. Ela lembrou a importância dessa união de forças entre essas entidades para que a luta pela educação de qualidade e a manutenção dos direitos dos servidores públicos seja mantida. Geovana ainda convocou os presentes a participarem das manifestações no Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos. Em Goiânia a concentração ocorre na Praça do Trabalhador às 16h. 

Também estiveram presentes à mesa de abertura da Coneape Goiás o professor Alan de Carvalho, do Sindpro; Flávio Ribeiro, do CEE-GO e Sepe; Cláudia Borges de Castro, do Fórum Goiano de Educação para Jovens e Adultos (EJA); professor Geraldo Porfírio, do Frae BC; Lícia Maria de Aissis, do Cedes; Iria Brzezinski, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Assembleia Legislativa de Goiás, Karlos Cabral; a professora Liduina Arantes, representante do Fórum Goiano de Educação Infantil; a presidente do Sintego Bia Lima; e a diretora da Faculdade de Educação Karine Nunes.

Todos os presentes enfatizaram a necessidade da luta nas ruas pelos direitos dos trabalhadores brasileiros e contra as medidas adotadas pelo atual governo. Em suas falas, diversos convidados falaram a importância da militância e da conscientização pelas redes sociais, mas lembraram que as manifestações e as vozes dos cidadãos e entidades unidos nas manifestações são essenciais para as mudanças nos rumos que o Brasil tem tomado.

Fonte: ADUFG-Sindicato

Fotos: ADUFG-Sindicato

















GO!Sites