PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Como a matemática ajuda a combater a Covid-19?

Publicado em : 22/07/2020

Nesta sexta-feira, 24 de julho, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com o professor da Matemática/UFRGS, Paulo Zingano, sobre como a epidemiologia matemática está ajudando a monitorar a evolução da Covid-19 em Porto Alegre.

Paulo, Janaína Zingano (esposa e colega da Matemática/UFRGS), Carolina Zingano (filha e estudante de Medicina/UFRGS) desenvolveram um modelo de monitoramento da doença e projeção de cenários, em Porto Alegre, a partir de dados como o isolamento social, por exemplo. O modelo também foi aplicado em outros locais como Itália, Espanha, Argentina, México e Estados Unidos para comparação sobre a evolução da Covid-19. 

Saiba mais aqui

Perfil

Paulo R. Zingano é graduado em Matemática pela UFRGS em 1982, com mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), em 1986 e doutorado em Matemática pelo Instituto Courant de Ciências Matemáticas, NYU (Nova York, NY, EUA), em 1990. O professor tem doutorado em ondas não-lineares e leis de conservação com o Prof. TP Liu no Departamento de Matemática da Universidade de Stanford (Stanford, CA, EUA) em 1990-1991. Foi professor (acting assistant professor) por um ano na Universidade de Stanford (em Palo Alto, CA) em 1990-1991 quando fazia pós-doutorado lá, e em 2000 fui lecturer (professor substituto) na Universidade do Novo México (em Albuquerque, NM). Em 1995 passou algumas semanas no AHPCRC (Army High Performance Computing Research Center) ligado à Universidade de Minnesota (em Minneapolis, MN) em visita ao astrofísico Paul Richard.

Os principais interesses de pesquisa de P. Zingano estão na teoria matemática de equações diferenciais parciais não lineares, com ênfase particular nas propriedades qualitativas de soluções para problemas de valor inicial de equações de difusão de advecção, fluxos de fluidos incompressíveis, leis de conservação parabólica e fenômenos relacionados. 

Fonte: Portal Adverso



IFRS obtém a primeira patente

IFRS obtém a primeira patente

 04/08/2020

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com o professor Juliano Cantarelli Toniolo (IFRS Campus Caxias do Sul) sobre a Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. O projeto, resultado da pesquisa [...]















GO!Sites