PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Campanha PROIFES em Defesa das IFES - Perfil Socioeconômico dos Estudantes

Publicado em : 20/05/2019

As Instituições Federais de Ensino (IFES), são responsáveis por diminuir a desigualdade social e educacional no Brasil.

Dos alunos matriculados nas universidades federais, 70% têm origem em famílias com renda média de até 1,5 salário mínimo. Isso significa que mais de 2 em cada 3 alunos de universidades são das classes D e E. Se consideradas apenas as regiões Norte e Nordeste, esse percentual atinge 81% e 78%. Com a universidade pública a população mais pobre tem mais acesso ao Ensino Superior.

Os dados são da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Universidades Federais, realizada pela Andifes.

Campanha PROIFES

A Campanha do PROIFES em Defesa das IFES divulgará um peça audiovisual por semana, além de informações e matérias correlatas, e também se soma aos esforços e ações de outras entidades na defesa de uma educação inclusiva e gratuita.

Ciência nas IFES

O primeiro vídeo destaca a concentração da produção de pesquisa científica brasileira nas IFES.

Dez melhores Universidades do Brasil

O segundo vídeo mostra que das dez melhores universidades brasileiras em 2017, segundo o Índice Geral de Cursos do Inep/MEC, são públicas, e destas oito são IFES.

Igualdade racial

O terceiro vídeo aponta a redução da desigualdade racial no acesso ao ensino superior no Brasil.

Acompanhe esta e outras ações do PROIFES em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade no site www.proifes.org.br e nas redes sociais da federação:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal/
Youtube: youtube.com/proifesfederacao






Docentes da UFRN debatem Future-se em Assembleia

Docentes da UFRN debatem Future-se em Assembleia

 22/08/2019

Pautando unicamente o Future-se, assembleia dos docentes da UFRN está marcada para a próxima terça-feira, 27, às 15h, no auditório do Centro de Educação. Lançada no mês passado pelo Ministério da Educação (MEC), a [...]



Amazônia em chamas – sinal do momento brasileiro

Amazônia em chamas – sinal do momento brasileiro

 22/08/2019

Sindicato cobra ação do governo brasileiro A ADUFRGS-Sindical divulgou nesta quinta-feira, 22, uma nota na qual cobra ação do governo brasileiro em razão das queimadas na Amazônia. Entre janeiro e o último dia 19 de agosto, houve no [...]










GO!Sites