PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

ADURN: Sem ampla discussão com a comunidade acadêmica, Consepe aprova retomada das aulas

Publicado em : 16/07/2020

24 de agosto, essa é a data prevista para a retomada das aulas dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o período 2020.1. A decisão foi tomada durante sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, data em que se completa 120 dias de suspensão das aulas, em virtude da pandemia de Covid-19.

No dia 1º de junho o conselho já havia aprovado, em caráter excepcional, a oferta de atividades virtuais da graduação, da pós-graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico na universidade. No entanto, ambas as decisões excluíram a comunidade acadêmica do debate. Para o diretor do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o ideal é que as pautas fossem construídas a partir das bases e não dos conselhos superiores. “Professoras e professores tiveram acesso à minuta apenas há 2 dias. Decisão de gabinete não representa a comunidade acadêmica, exige mais. A comunidade merece ser melhor ouvida. Estudantes, técnicos administrativos e professores merecem espaços equitativos para a decisão dos rumos da Universidade”, afirmou.

Entre os dias 8 e 13 de julho, o ADURN-Sindicato realizou uma enquete para ouvir a opinião dos docentes da UFRN a respeito das aulas remotas, 310 professores da ativa participaram, dos quais 75,8% concordaram com a retomada das aulas de forma remota, dentro desse grupo, 33,5% se remeteram à necessidade de um planejamento de estratégias articuladas com a comunidade universitária e escolar, prevendo condições adequadas de acesso às ferramentas tecnológicas para alunos e professores.

O resultado da consulta foi a base da carta aberta publicada no último dia 15 de julho pelo ADURN-Sindicato e encaminhada a todos os conselheiros do Consepe. O documento, no entanto, não foi considerado na discussão. "Não me surpreendeu o fato de o Consepe desconsiderar a Carta Aberta que enviamos, o que significa que o processo de diálogo com os gestores ainda precisa evoluir. O que foi aprovado será acompanhado pelo Sindicato, e se necessário for, defenderemos os direitos dos professores", destacou o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

Com a decisão do conselho, a retomada das atividades se dará de forma remota e, para fins operacionais, as turmas referentes ao período 2020.1 serão registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) como 2020.6. De acordo com o regulamento aprovado, o docente utilizará tanto a Turma Virtual do SIGAA quanto outras plataformas virtuais para as atividades de interação online síncronas, porém as outras plataformas virtuais não foram especificadas.

Também ficou definido que os professores deverão respeitar os dias e horários registrados para a turma no SIGAA e que a frequência e a participação dos alunos serão verificadas de acordo com o acompanhamento das atividades propostas. Apenas para os cursos da modalidade a distância, ficou assegurado o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru Acadêmico. Além disso, todos os materiais didáticos deverão ser disponibilizados pelos professores enquanto durar o período de isolamento social.

Fonte: Ascom ADURN-Sindicato


IFRS obtém a primeira patente

IFRS obtém a primeira patente

 04/08/2020

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 11h, o “ADUFRGS Entrevista” conversa com o professor Juliano Cantarelli Toniolo (IFRS Campus Caxias do Sul) sobre a Cadeira de Rodas com Sistema Rotular Bilateral de Dobramento da Estrutura Frontal. O projeto, resultado da pesquisa [...]
















GO!Sites