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ADURN: Educação remota é debatida em aula pública

Publicado em : 02/06/2020

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a educação remota é a pauta do momento e será debatida nesta quarta-feira, 3, em aula pública promovida pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN-Sindicato).

Professores e técnicos discutem os desafios do ensino remoto de emergência, que exige adaptação rápida por parte dos professores, servidores e alunos, e acentua o problema da desigualdade social no Brasil, o que levanta debates e questionamentos: os professores estão preparados para lecionar além do formato tradicional? As universidades conseguirão manter o ensino de qualidade, com a transferência do conteúdo do modelo presencial para o ambiente virtual? Como as desigualdades sociais no acesso às tecnologias podem afetar estudantes de instituições que adotarem aulas à distância?

Sem um plano de contingência educacional ou administrativo para casos assim, as instituições de ensino não estavam preparadas tecnologicamente, nem teoricamente. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou nesta segunda-feira, 1° de junho, a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de atividades remotas da graduação, da pós-graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico.

O projeto piloto de estudo remoto, que ocorrerá de forma não obrigatória, ou seja, de maneira facultativa para estudantes e professores, gerou muitos questionamentos pela comunidade acadêmica. Isso porque, professores tiveram apenas uma semana para discutir a sua forma e conteúdo.

Para o ADURN-Sindicato, alguns pontos não ficaram esclarecidos, como por exemplo, sua base de sustentação. “Além disso, a proposta cria um período suplementar excepcional para a graduação no formato remoto e opcional de componentes curriculares sem apontar as condições materiais/tecnológicas, para o acesso dos estudantes, deixando a cargo do professor e da unidade exclusivamente a execução e a operacionalização. A minuta sequer aponta um programa e/ou projeto de formação e treinamento para capacitar os docentes no uso de plataformas, softwares, aplicativos e na prática da gravação, produção e edição de vídeos”, afirmou em nota.

Expositores

Com o tema “Ensino Superior e educação remota”, o debate acontece às 10h desta quarta (03), no canal Youtube do ADURN-Sindicato (https://bit.ly/36F5ngd) e será mediado pelo professor do departamento de Economia da UFRN, Wellington Duarte, presidente do ADURN-Sindicato, com exposição das professoras do Centro de Educação da UFRN, Erika Andrade e Andréia Quintanilha,  do pedagogo na Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN, Victor Varela, e do coordenador do DCE José Silton Pinheiro/UFRN, Júlio pontes.

Erika Andrade

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Andréia Quintanilha

Pós-Doutorado financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realizado na Universidade do Algarve (2016), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e no Observatório da Educação PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora nos Projetos intitulados " Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (2014-2024):tensões, limites e perspectivas e "Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com o ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas". Experiência e publicações na área de Estado e Políticas Educacionais, com ênfase atualmente nas políticas de educação superior enfocando os seguintes temas: modalidade a distância, evasão, permanência e inclusão. Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, Grupo ligado ao GT 11 - Política de Educação Superior da ANPED, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas - GIAPP/UFRN.

Victor Varela

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (SP), Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN, havendo realizado um estágio/sanduíche do curso na Universidade Nova de Lisboa, nos Departamentos de Ciências da Linguagem e de Ciências da Comunicação, como bolsista do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras do Santander Universidades. Atualmente, ocupa o cargo de pedagogo na Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN. Desempenha as atividades de revisor e tradutor de forma autônoma e de consultor na área de concursos e processos seletivos para a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: Trabalho e Educação; Educação Profissional; Currículo e Prática Profissional; Política e Gestão Educacional; Linguagem; Extensão e Cultura.

Júlio Pontes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é discente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concentra seus estudos nas políticas educacionais, interessando-se pelos seguintes temas: relação público-privado, gestão educacional, planejamento educacional e regime de colaboração.

Wellington Duarte

Graduado em Ciências Econômicas; Especialista em Macroeconomia; Mestre em Ciências Sociais/Desenvolvimento Regional; Doutor em Ciências Sociais/Ciência Política. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS-UFRN).

Fonte: Ascom ADURN-Sindicato


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