PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

ADUFRGS-Sindical debate violência contra a mulher em aula pública na internet

Publicado em : 15/05/2020

A ADUFRGS-Sindical promove a aula pública “Violência contra a mulher em tempo de pandemia” na próxima sexta-feira, 22 de maio, às 10 horas, com transmissão ao vivo no canal da ADUFRGS no YouTube. Participam da live as professoras Ana Flávia Pires Lucas D’Oliveira, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (USP), e Paola Stuker, do Departamento de Sociologia da UFRGS. A mediação é de José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Sindicato.

O tema vem sendo debatido dentro e fora da Academia, que acompanha com preocupação o aumento dos casos de violência contra a mulher durante a pandemia. As ligações feitas ao Ligue 180, canal de atendimento às vítimas de violência doméstica, cresceram 14% no primeiro quadrimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O ápice foi em abril, com um aumento de 37,6% no comparativo entre os dois anos. No total, 37,5 mil denúncias foram registradas pelo Ligue 180 apenas nesses quatro primeiros meses. 

Os “Relógios da Violência”, iniciativa do Instituto Maria da Penha que divulga dados em tempo real na internet, indicam que a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. E a cada 16.6 segundos, uma mulher é vítima de ameaça com faca ou arma de fogo. 

Como as denúncias indicam que a maioria dos agressores está dentro de casa, ou seja, é cônjuge ou parente da vítima, em tempo de confinamento, a situação tende a se agravar, como alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) logo no início da quarentena. Um estudo internacional conduzido pelas universidades Johns Hopkins (EUA), Victoria (Austrália) e a organização internacional Avenir Health, indicou que o isolamento social poderia levar a um aumento de 20% nos casos de violência doméstica. 

Para comentar o impacto da pandemia na questão e explicar o que as universidades federais estão fazendo para contribuir no combate à violência contra a mulher, a ADUFRGS convidou, então, duas especialistas no tema. Veja o currículo de cada uma das professoras que estarão na live do dia 22:

Ana Flávia Pires Lucas D’Oliveira
A Professora Ana Flávia possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado na London School of Hygiene & Tropical Medicine, LSHTM, Inglaterra. Atualmente é docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: violência de gênero, serviços de saúde da mulher e atenção primária.


Paola Stuker
Professora Substituta no Departamento de Sociologia na UFRGS e Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) pelo Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) e na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Cientista Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra e Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde integra o Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC). Sua trajetória acadêmica se concentra nos estudos sobre violência contra mulheres, políticas públicas ao seu enfrentamento e condições sociais de emancipação feminina destas situações. 

SERVIÇO

Aula pública “Violência contra a mulher em tempo de pandemia”
Quando: 22 de maio de 2020 (sexta-feira)
Hora: 10 horas
Onde: Canal da ADUFRGS no YouTube (https://www.youtube.com/CanalADUFRGS)

Fonte: Portal Adverso











ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) disponibilizou nesta segunda-feira (25/05), o primeiro programa da nova temporada do Jurídico Responde. No vídeo, publicado no canal da entidade no YouTube, o assessor jurídico Elias [...]



ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) é uma das 100 entidades nacionais e regionais de diversos estados do Brasil que assinaram documento no qual denunciam que o Projeto de Lei 2.633/20, em tramitação no Congresso Nacional [...]





GO!Sites