ADUFRGS realiza Assembleia Geral e aprova carta aberta aos candidatos

Publicado em : 03/08/2018

Nesta quinta-feira, 2, a ADUFRGS realizou uma assembleia geral na sede do sindicato, em Porto Alegre e aprovou uma Carta Aberta aos Candidatos na eleição 2018.

No documento, os docentes criticam os retrocessos sociais impostos pela política de cortes de recursos na educação, ciência e tecnologia do atual governo e apontam que o legado deixado por gerações e governos anteriores e consagrado na Constituição Federal de 1988 está seriamente ameaçado.

Leia a íntegra da carta.

A assembleia foi presidida pelo vice-presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, que iniciou relatando as conclusões do XIV Encontro Nacional do Proifes-Federação, realizado em São Luís, entre 25 e 28 de julho, com cerca de 150 docentes de 14 sindicatos, sendo 11 federados ao PROIFES.

Confira como foram os quatro dias do Encontro.

O debate seguiu com informes jurídicos e aprovação do ajuizamento de diferentes ações em defesa dos professores da base do sindicato e aprovação da posição da ADUFRGS sobre a nova orientação do governo federal para progressões e promoções dos docentes. Após debate sobre o tema, os docentes referendaram a proposta de campanha salarial decidida no encontro do PROIFES-Federação.

A assembleia também definiu a realização de uma consulta eletrônica para decidir se os professores paralisam as atividades docentes no Dia do Basta, marcado pelas centrais sindicais na sexta-feira, 10 de agosto. O professor pode votar até às 18h da próxima terça-feira, 7 de agosto.

No mesmo dia, a ADUFRGS vai realizar na sede do sindicato um debate sobre o papel dos docentes diante dos retrocessos na educação, ciência e tecnologia.

Fonte: Ascom ADUFRGS-Sindical