PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

ADUFRGS doa 500 kits de higiene

Publicado em : 23/04/2020

Pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, indígenas e famílias em vulnerabilidade social e econômica estão recebendo, a partir desta semana, kits de higiene doados pela ADUFRGS-Sindical.

O sindicato adquiriu 500 kits com sabonetes, escovas e pastas de dente, pacotes de absorventes, galões de desinfetantes e garrafas de água mineral de 500 ml e doou a entidades que já trabalham com essas populações em Porto Alegre.

Segundo o 2º Secretário e Diretor Social e Cultural, Søndre Schneck, a ADUFRGS procurou entidades que já acolhiam essas populações para entender o tipo de produtos que deveria adquirir. "Doamos itens indicados pelas entidades para atender a demanda dessas populações historicamente vulneráveis e que, neste momento, estão mais expostas ao coronavírus", explica.

As entidades, afirma Søndre, têm ligação com o trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, que neste momento, está focado em diminuir a exposição dessas pessoas ao vírus. "Os itens doados fazem parte deste esforço coordenado do poder público e diferentes entidades de resposta à Covid-19, na qual a higiene é um ponto fundamental", aponta. Søndre destaca ainda que o sindicato teve "um olhar especial para as mulheres em situação de rua doando pacotes de absorventes. A cada cinco pessoas em situação de rua, em Porto Alegre, uma é mulher, ou seja, quase mil pessoas". Na avaliação de Søndre, a iniciativa da ADUFRGS é uma ação de caráter humanitário e de garantia de direitos humanos.  

O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, José Vicente Tavares dos Santos, aponta que desde o início do isolamento social, "a ADUFRGS se preocupou em buscar formas de minimizar os impactos desse período para os docentes da base, mas também para populações vulneráveis". A primeira ação do sindicato ocorre desde março com a parceria que garantiu aos docentes associados a compra direta de alimentos saudáveis durante o isolamento. Logo depois, o sindicato começou a doar 100 cestas de alimentos da agriculta familiar, por semana, para as mesmas populações que estão recebendo os kits de higiene.

Saiba mais

"A situação que já era crítica para essas populações, com a pandemia, se torna dramática. Estamos tentando mitigar os impactos do coronavírus para as populações mais vulneráveis", pondera José Vicente.  

Aulas Públicas

Com o necessário isolamento social, a ADUFRGS vem também realizando aulas públicas com pesquisadores e professores para refletir sobre diversos aspectos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Confira a íntegra das aulas

Coronavírus – O que a Universidade Pública tem a dizer

 

O SUS em tempo de coronavírus e os desafios da economia

Alimentação e saúde, agricultura e nutrição: desafios alimentares em tempos de pandemia

Fonte: Portal Adverso

 










ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

ADUFG estreia nova temporada do programa Jurídico Responde

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) disponibilizou nesta segunda-feira (25/05), o primeiro programa da nova temporada do Jurídico Responde. No vídeo, publicado no canal da entidade no YouTube, o assessor jurídico Elias [...]



ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

ADUFG é uma das 100 entidades contrárias ao PL 2.633/2020

 25/05/2020

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) é uma das 100 entidades nacionais e regionais de diversos estados do Brasil que assinaram documento no qual denunciam que o Projeto de Lei 2.633/20, em tramitação no Congresso Nacional [...]






GO!Sites