PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Adufg-sindicato: UFJ recebe roda de conversa e palestra sobre a nova universidade

Publicado em : 04/05/2018

Fonte : Adufg-sindicato -

Nesta terça-feira, 08/05, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) recebe representantes da reitoria da UFG para uma roda de conversa com o tema "Que UFJ queremos?". O evento também contará com a participação do diretor da antiga Regional Jataí/UFG, Alessandro Martins, e será no Auditório Maior, Campus Jatobá, a partir das 14h.

A Roda de Conversa é promovida pelo Adufg-Sindicato, atendendo a uma solicitação dos professores de Jataí para intermediar um diálogo com a gestão da UFG e da UFJ para divulgar mais informações à comunidade sobre o processo de implantação da nova universidade. Docentes protestaram sobre a falta de informações e de transparência no processo de implantação da UFJ no Mais Sindicato, evento que ocorreu em Jataí no dia 18 de abril.

Também no dia 8/5, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos de Jataí, a UFJ promove palestra com o seguinte tema: “Como Constituir uma Nova Universidade?”. Com o objetivo de aprimorar as discussões sobre a implantação da Universidade Federal de Jataí, o palestrante convidado é o professor Jesualdo Pereira Farias, responsável como tutor por duas instituições que foram recentemente criadas, e Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) entre 2008 e 2015. Além disso, o docente acompanhou o projeto de lei que resultou na criação da UFJ. Afinal, na época, ele estava no cargo de Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (2015-2016).

De acordo com o professor Alessandro Martins, é importante aprender com as experiências passadas para consolidar bases estruturais que sejam efetivas à longo prazo. “Esse processo de troca de experiência pode contribuir de maneira significativa no processo de estruturação da universidade”, ele frisa. “E o professor Jesualdo é especial para a discussão por tudo o que ele representou e representa”.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, o professor Jesualdo teve ampla atuação na gestão universitária e já desempenhou funções de chefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação, vice-diretor de centro, diretor de centro e vice-reitor. Foi, ainda, presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Fonte: Adufg-sindicato

 



Por uma Frente Ampla em Defesa da Democracia

Por uma Frente Ampla em Defesa da Democracia

 18/10/2018

As eleições para a Presidência da República e para o Congresso Nacional constituem o momento mais significativo do exercício da cidadania em nosso País. Nesse contexto, os reitores das Universidades Federais, reunidos na Andifes, consideram essencial [...]








ADUFG prestigia abertura do 15º Conpeex

ADUFG prestigia abertura do 15º Conpeex

 15/10/2018

O ADUFG-Sindicato participou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de outubro, da abertura do 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. A solenidade, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, foi [...]








GO!Sites