PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

ADUFG-Sindicato, SBPC e outras entidades promovem Marcha pela Ciência

Publicado em : 17/04/2017

A ADUFG-Sindicato, junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades, participa do evento em defesa da ciência, que vai acontecer dia 22 de abril (sábado) em mais de 400 cidades no mundo inteiro. Em Goiânia, o ato ocorre a partir das 16 horas na Praça Universitária e conta com performances artísticas e atividades científicas em cinco pontos específicos da Praça, além de uma volta ao redor dela. Além da ADUFG-Sindicato, participam do evento Pontifícia Universitária Católica de Goiás, faculdade FANAP, Instituto Ciências Biológicas da UFG, Associação dos Pós-Graduandos, Circo Laheto, Associação Cultura, Cidade e Arte.

A SBPC – Regional Goiás, principal organizadora do evento, afirma em nota que “no Brasil, além das ameaças de desmantelamento de agências governamentais, os cortes orçamentários atingiram aproximadamente 50% das verbas que eram destinadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Essas medidas não atingem somente a comunidade científica, mas toda a população brasileira, colocando em risco aspectos fundamentais como saúde, alimentação, ar, água, clima e empregos”. O movimento também reivindica a garantia de autonomia para a ciência, se posicionando contrário à partidarização política do campo.

O evento vai ocorrer em Goiás pela primeira vez. O professor Reginaldo Nassar, secretário regional da SBPC/GO, considera que a marcha, que é global, “vem de encontro aos anseios da SBPC e de outras entidades com o objetivo de conversar com a sociedade e mostrar que o tema da Ciência, Tecnologia e Inovação é de importância impar para à população, uma vez que ela é partícipe e beneficiária direta da produção científica. A Marcha, então, é uma chamamento para toda a comunidade de pesquisadores, cientistas e todos aqueles que reconhecem o papel de vital da ciência para a sociedade”.

Pesquisadores, estudantes, professores, empresários, movimentos sociais, entidades de classe e toda a comunidade em geral estão convidados a participarem. A organização do evento em Goiânia, em conformidade com a SBPC nacional, defende cinco princípios fundamentais:

1.      A ciência serve ao bem comum;

2.      Educação científica de ponta;

3.      Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público;

4.      Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências;

5.      Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações.

Simbolizando esses cinco eixos, cinco pontos da Praça Universitária estarão ocupados com apresentações de performances artísticas e atividades científicas.

 

Evento

Data: 22/04 (sábado)

Horário: 16h

Local: Praça Universitária

 

Acesse AQUI a página da SBPC.

Acesse AQUI o evento no Facebook.

 

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato










Centrais sindicais indicam nova greve geral para o dia 30

Centrais sindicais indicam nova greve geral para o dia 30

 05/06/2017

As centrais sindicais aprovaram nesta segunda-feira, 5, a data de uma nova greve geral contras as reformas do governo e pela saída de Michel Temer, indicando o próximo dia 30, uma sexta-feira. Antes, no dia 20, as entidades planejam organizar um "esquenta", com [...]








GO!Sites