PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Adufg participa de lançamento da Conape em Goiás

Publicado em : 09/11/2017

Ocorre hoje em Goiânia o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) no Estado de Goiás. O evento é organizado pelo Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEEgo), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Sintego. O Adufg Sindicato participa da solenidade de lançamento, que será na Faculdade de Educação da UFG, a partir das 19h.

O evento marca o início da etapa regional da Conape em Goiás, em que estão ocorrendo conferências interestaduais e intermunicipais por todo o país, de preparação para o lançamento nacional da Conferência, em abril de 2018. Em Goiás, haverá 9 conferências intermunicipais, sendo a primeira neste sábado (11/11), na UEG da Cidade de Goiás. A conferência intermunicipal em Goiânia será no dia 8 de dezembro.

A Conape é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), composto por entidades sindicais, movimentos populares e associações de trabalhadores da educação. A instituição surgiu após a mudança de regras na composição do Fórum Nacional de Educação, realizada pelo governo federal por meio da publicação da Portaria nº 577, em abril desse ano.

As entidades participantes do FNE alegam que a Portaria retirou a autonomia e a democracia do Fórum, afastando entidades e colocando-o sob controle do Ministério da Educação. “As entidades que foram excluídas do Fórum Nacional de Educação fundaram a Conape como forma de garantir a luta e mobilização da sociedade contra a reforma do ensino médio, pelas garantias do Plano Nacional de Educação, contra a privatização da educação e em defesa do ensino público”, afirma a professora Geovana Reis, diretora do Adufg Sindicato.

Fonte: ADUFG-Sindicato

















GO!Sites