PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

ADUFG discute o corte de verbas na educação na Rádio Trabalhador

Publicado em : 09/05/2019

O programa Antena Ligada, da Rádio Trabalhador, contou hoje, 8, com a participação do Diretor Administrativo da ADUFG Sindicato, João Batista de Deus. Durante a entrevista (assista aqui), o professor evidenciou o processo de cortes de verbas pela qual a educação pública superior tem passado nos últimos anos, no Brasil.

A PEC do Teto dos Gastos (Emenda Constitucional 95), aprovada em 2016, foi um dos tópicos abordados na entrevista. “Essa proposta, obriga o governo a gastar o mesmo que empregou no ano anterior acrescido da inflação. O que acontece é que em algumas áreas, em especial os serviços, sobem muito mais do que a inflação. Já na área da saúde, por exemplo, isso tem um impacto muito grande”, destacou o docente.

Corte

O corte de 30% na verba das universidades públicas federais também foi discutido nesta entrevista. De acordo com João Batista, a UFG nos últimos anos tem trabalhado no limite do seu orçamento e o corte anunciado pelo governo inviabilizaria as atividades da universidade. “A verba já não é suficiente. Todo ano, há suplementação. Se houver cortes como o MEC anunciou, a instituição não terá como funcionar”.

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato














Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

Sem dinheiro, CNPq deve suspender pagamento de bolsas

 16/08/2019

84 mil pesquisadores terão seus recursos cortados a partir de setembro se não houver uma ampliação imediata do orçamento do órgão. Conselho precisa de mais R$ 330 milhões para fechar as contas do ano. Mais de 80 mil pesquisadores em [...]




GO!Sites