PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

CRES

Página Inicial

Entre os dias 11 e 15 de junho de 2018 foi realizada a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe 2018 (CRES 2018). O evento ocorreu na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma Universitária de 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região.

Visando reafirmar o sentido da educação como um direito humano, um bem público e uma responsabilidade social dos Estados, a conferência reuniu mais de quatro mil pessoas na cidade argentina, entre reitores, dirigentes, sindicalistas, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade com o objetivo de refletir sobre a educação superior na região e de traçar um plano de ação para a próxima década. A atividade foi organizada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc) em conjunto com a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação e do Esporte da Argentina.

Na CRES 2018 o PROIFES-Federação participou ativamente, com uma delegação de 29 docentes de todas as regiões do Brasil.

Como nas edições de Havana (Cuba, 1996) e de Cartagena das Índias (Colômbia, 2008), o encontro teve a finalidade de gerar estudos, diagnósticos e acordos que permitiram construir um sistema integrado e profundamente comprometido com as necessidades dos países da América Latina e do Caribe. As conclusões da CRES 2018 também farão parte da agenda preparatória desses países para a próxima Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que será organizada pela Unesco.

As atividades da CRES 2018 foram divididas em sete eixos temáticos:

O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe;

A educação superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Caribe;

Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e no Caribe;

Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe;

O papel da educação superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe;

A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e do Caribe;

100 anos da Reforma Universitária de Córdoba.

 

GO!Sites